WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Manejo de pastagens para ovinos x rentabilidade na ovinocultura

A eficiência do renbanho dependerá muito da adoção de tecnologias adequadas de manejo das pastagens.

Os ovinos são animais ruminantes que apresentam grande capacidade de aproveitamento de fibras vegetais em sua alimentação, sendo, portanto, bastante vantajoso aproveitar essa característica fisiológica da espécie, no sistema de produção de carne, principalmente porque, em boa parte das regiões brasileiras, as condições edafoclimáticas são extremamente favoráveis à produção forrageira, em especial de gramíneas e leguminosas tropicais.

A rusticidade dos ovinos permite que eles ocupem áreas normalmente marginais na propriedade rural.

A rusticidade dos ovinos permite que eles ocupem áreas normalmente marginais na propriedade rural.

Todos sabemos, entretanto, que essa vantagem fisiológica, não é exclusiva dos ovinos. Existem outras espécies animais que conseguem transformar fibras vegetais em carne, como os bovinos. A vantagem dos ovinos sobre essas outras espécies, tradicionalmente criadas para corte, está no fato de serem menos exigentes em termos de qualidade da pastagem.

Entretanto, isso não significa que os ovinos devam ser criados em pastos de pior qualidade. Ao contrário, a produtividade aumentará consideravelmente à medida que o pasto tenha melhor valor nutricional e maior disponibilidade de forragem.

Considerando que num sistema de produção de carne ovina, a pastagem atende a ovelhas e carneiros, concluímos que a eficiência reprodutiva do rebanho (influenciando diretamente o número de cordeiros desmamados e, conseqüentemente, a rentabilidade da criação), dependerá muito da adoção de tecnologias adequadas de manejo das pastagens.

Tendo em vista esses aspectos técnicos e econômicos, produzimos o curso "Formação e Manejo de Pastagens para Ovinos", sob a Coordenação Técnica e Científica do Prof. Edson Ramos de Siqueira, Doutor em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ – da UNESP de Botucatu. Neste curso, filme e manual, são abordadas as técnicas necessárias para que a pastagem se torne um elemento favorável ao incremento da produtividade do sistema de produção de carne ovina. Você vai conhecer também o hábito de pastejo dos ovinos e a sua relação com a fisiologia das plantas forrageiras; as principais espécies forrageiras e sua escolha; as técnicas básicas de formação da pastagem e as técnicas específicas do manejo para os ovinos. São apresentados também, neste projeto, diferentes níveis tecnológicos do manejo da pastagem, como pastejo integrado, rotação e adubação de pastagens.


Marcos Orlando de Oliveira
Diretor Geral de Produção do CPT- Centro de Produções Técnicas

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?