WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Fatores que inibem o consumo da carne de cordeiro no Brasil

Dentre os fatores que inibem o consumo da carne de cordeiro no Brasil, temos o abate clandestino e o baixo padrão de qualidade da carne

Fatores que inibem o consumo da carne de cordeiro no Brasil

“Em nosso país, alguns empreendedores de visão têm investido em criação de cordeiros, devido ao aumento da demanda por carne de cordeiro (ainda que sutil) e ao bom valor comercial do produto no mercado. Além disso, ao contrário do que muitos imaginam, trata-se de uma carne suculenta, macia e muito saborosa”, afirma Edson Ramos de Siqueira, professor do Curso a Distância CPT Produção Intensiva de Cordeiros e Online.

Entretanto, há fatores que inibem o consumo da carne de cordeiro no Brasil. Para impedir que isso continue a acontecer, é preciso que todos os agentes da cadeia produtiva – desde os criadores de ovinos até os frigoríficos, estejam unidos em prol do desenvolvimento do setor e da desmistificação que envolve o consumo desse tipo de carne.

Abate clandestino


O abate clandestino de ovinos acontece por uma série de razões. Não há fiscalização que controla a atividade no país nem treinamento dos criadores de ovinos (a capacitação profissional é um fator indispensável para o sucesso da ovinocultura no país). Sem falar que os poucos frigoríficos certificados apresentam alto custo.

Equilíbrio entre oferta e demanda


A falta de preparo dos produtores gera desequilíbrio entre oferta e demanda. Para melhorar esse quadro atual, é indispensável que os criadores de ovinos mantenham foco na entressafra (de abril a outubro).

Padrão de qualidade da carne


O não alinhamento entre a oferta e a demanda torna a carne de cordeiro um produto com padrão de qualidade baixo. A maior parte da carne de cordeiro comercializada no Brasil vem do abate de animais velhos. Daí o sabor amargo e a coloração escura da carne.

Indústria frigorífica


Não existem unidades especializadas em carne de ovinos pela inviabilidade do negócio. Para ser viável, a indústria frigorífica de cordeiros deve abater grande volume de animais (por dia), pois o rendimento da carcaça é baixo.

Informações imprecisas


Por não haver estudos recentes sobre o consumo da carne de cordeiro no Brasil, as informações divulgadas são imprecisas. Ora afirmam que o volume maior de consumo vem da carne importada, ora que a importação é baixa – cerca de 7%.

Organização da cadeia produtiva


De acordo com dados do IBGE, existem 18 milhões de ovinos no país. Para melhorar esses números, é preciso organização por parte dos agentes da cadeia produtiva, com o objetivo de otimizar a produção e aumentar a qualidade da carne.

Conheça os Cursos a Distância CPT, e Cursos Online, da Área Criação de Ovinos.

Fonte: dinheirorural.com.br

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?