WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Criação de ovinos, características e vantagens

Um novo convênio com a Universidade Estadual Paulista - UNESP, vai permitir a divulgação tecnológica

O ano de 1999 se encerrou com uma excelente notícia para os alunos do CPT - Centro de Produções Técnicas, um novo convênio com a Universidade Estadual Paulista - UNESP vai permitir a divulgação tecnológica via cursos, de várias tecnologias desenvolvidas por esta instituição. Os primeiros trabalhos, sobre técnicas de criação de ovinos, estão sendo desenvolvidos junto à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ - de Botucatu. Esta unidade da UNESP é muito conceituada nas ciências agrárias e o ensino e pesquisa na área de ovinocultura estão entre os melhores do Brasil.

Os primeiros trabalhos, sobre técnicas de criação de ovinos, estão sendo desenvolvidos junto à Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu.

O coordenador técnico do projeto é o professor de ovinocultura, Edson Ramos de Siqueira, doutor em zootecnia, que tem encabeçado o setor na FMVZ, e vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa fantásticos sobre ovinos de corte, como pudemos testemunhar.

O professor Edson participou ativamente como Coordenador Técnico da produção do curso "Produção Intensiva de Cordeiros", lançado pelo CPT, o qual roteirizei e dirigi. Em seus depoimentos, passa, com clareza, muito de sua experiência e com sua influência junto aos principais criadores de ovinos, conseguiu abrir as portas para nossa equipe de produção, de alguns dos melhores confinadores do Brasil. Apresentamos, neste trabalho, as instalações e as técnicas de manejo utilizadas em quatro propriedades, além de gravações adicionais no "Campus" da FMVZ e no Frigorífico Dom Pig, na cidade de São Manoel.

Considerando que, nas regiões de clima quente e úmido, os animais sofrem com a intensa carga de larvas de helmintos na pastagem, o vídeo apresenta o confinamento como solução para esse problema, porque aumenta sensivelmente a eficiência da atividade, permitindo o abate precoce de cordeiros, por volta dos 95 dias de idade. Os nematódeos gastrintestinais são responsáveis por vários transtornos metabólicos, destacando-se a redução no consumo voluntário de alimentos e prejuízos à digestão e absorção de nutrientes. Embora o sistema imunológico dos animais atue sobre os endoparasitos, verifica-se a supressão dessa ação controladora nas matrizes durante a lactação, e também nos cordeiros. A terminação de cordeiros para produção de carne, em confinamento, em diversos estudos, apresentou maior retorno econômico que o sistema a pasto, e também menor taxa de mortalidade.

O conteúdo básico do curso é o seguinte: uma análise sobre a viabilidade econômica do confinamento de cordeiros, alternativas de instalações, técnicas para desmame precoce, manejo nutricional, manejo sanitário, a influência do fotoperíodo, o dia-a-dia no confinamento e as características genéticas dos cordeiros confinados.

Marcos Orlando de Oliveira.

Diretor Geral de Produção do CPT

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!