Como acontece em todas as atividades da produção animal, a produção de pequenos ruminantes, como os caprinos e os ovinos, tem seu sucesso atrelado, fundamentalmente, às condições ambientais a que estão inseridos.
O rebanho ovino brasileiro, em expansão em todo o país, está voltado, principalmente, para a produção de carne. Muitos dos produtores rurais a cada ano resolvem investir na atividade iniciando rebanhos, tendo dúvidas, porém, no que diz respeito às instalações. Acostumados à criação de bovinos, muitos se propõem a adaptar as instalações da bovinocultura, enquanto outros se aventuram a construir com base em informações correntes sobre o assunto. Poucos levam em conta, entretanto, as particularidades dessa criação. A opção errada tem levado à queda de produtividade e à perda das estruturas construídas.

Com a utilização de instalações adequadas, que disponibilizam o máximo de conforto aos animais, é possivel obter um ótimio desempenho produtivo do rebanho.
Assim, para que os ovinos possam apresentar um ótimo desempenho produtivo, é necessário propiciar condições ambientais favoráveis. Isso pode ser conseguido através da utilização de instalações adequadas.
De acordo com o professor Luis Fonseca Matos, seja em um sistema de criação extensivo, com os animais no pasto, ou intensivo, com os animais em confinamento, são necessárias diversas instalações que, se construídas adequadamente, poderão oferecer ao produtor menor custo de manutenção, maior durabilidade, praticidade, velocidade e qualidade do trabalho de manejo, além de segurança e conforto para quem trabalha e para o animal. Daí a importância desse tema para a ovinocultura brasileira.
O objetivo das instalações é viabilizar e facilitar o manejo geral de um rebanho caprino ou ovino, sem causar estresse aos animais, otimizando o emprego da mão de obra, reduzindo custos e favorecendo a produtividade do empreendimento.
O objetivo das instalações é viabilizar e facilitar o manejo geral do rebanho, possibilitando o bem estar dos animais.
A importância das instalações dentro de um processo de produção está fundamentada na extrema capacidade que elas têm em buscar a otimização da relação homem/animal/ambiente, dentro de um processo de produção. Isto é, ela facilita e reduz a mão de obra para as tarefas diárias, facilita o manejo do rebanho e o controle de doenças, protege e traz segurança aos animais, (protegendo os animais da chuva e do frio, oferecendo áreas sombreadas para os dias de calor, protegendo do ataque de predadores), divide pastagens, armazena alimentos, reduz o desperdício e favorece a eficiência produtiva.
O curso Instalações para Ovinos, promovido pelo Centro de Produções Técnicas – CPT traz informações importantes sobre as instalações necessárias à melhor produtividade do rebanho, de acordo com a finalidade do mesmo. No curso você receberá informações do Professor Luis Fonseca Matos, médico veterinário, mestre e doutor em produção animal, professor de reprodução, obstetrícia e biotécnicas da reprodução da Faculdade Univiçosa e do CPT - Cursos Presenciais, em Viçosa – MG.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada à ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
Dada a rusticidade apresentada na atividade de criação de ovinos e caprinos, o fator instalações até pouco tempo não era considerado. No entanto, essas se apresentam como um dos itens mais importantes na atividade quando se trata dos cuidados necessários para manter a saúde e a produtividade do animal.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.