WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Fale com uma Especialista
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O que é necessário para se tornar um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é o profissional responsável por intermediar negócios imobiliários

Corretor de imóveis - imagem ilustrativa

Fernando Magalhães, professor do Curso CPT Capacitação de Corretor de Imóveis, destaca que O crescimento do mercado imobiliário é uma realidade, em nosso país, e tem criado oportunidades muito interessantes para os profissionais deste setor. Dentre estes, está o corretor de imóveis, que desempenha papel crucial nas negociações.

O corretor de imóveis é o profissional responsável por mediar vendedores e compradores em negócios imobiliários e tem a missão de prestar um serviço diferenciado para conquistar o seu espaço no mercado de trabalho. Além de capacitação, precisa de um registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis – CRECI.

A Lei Nº 6.530/78

De acordo com a Lei Nº 6.530, de 12 de maio de 1978, que regulamenta a profissão do corretor de imóveis, o corretor de imóveis pode associar-se a uma ou mais imobiliárias, mantendo sua autonomia profissional, sem qualquer outro vínculo, inclusive empregatício e previdenciário, mediante contrato de associação específico, registrado no Sindicato dos Corretores de Imóveis ou, onde não houver sindicato instalado, registrado nas delegacias da Federação Nacional de Corretores de Imóveis.

Requisitos para se tornar um corretor de imóveis

Entre os requisitos básicos, está a exigência da conclusão do ensino médio e ter mais de 18 anos. Além disso, ingressar em um curso técnico de transações mobiliárias é o que forma um corretor, mas também há a possibilidade de se formar no curso superior tecnólogo em gestão imobiliária.

Estágio

O cumprimento de um estágio pode ser obrigatório de acordo com o local onde o profissional esteja se formando. Essa prática é fundamental para que se adquira experiência no ramo e também é decisivo para que se faça a opção da área de atuação após a formação. Por exemplo, opta-se por trabalhar com imóveis pronto, com locação, com loteamentos, imóveis comerciais ou com lançamentos imobiliários.

O aluno deve solicitar ao CRECI uma inscrição de estagiário e deve ser acompanhado de perto por um responsável técnico, isto é, um corretor credenciado que será indicado pela imobiliária ou por um gerente.

Diploma

O diploma é obtido ao final do curso, após o cumprimento de um mínimo de 128 horas de estágio supervisionado. Entretanto, o diploma ainda não o transforma em um corretor de imóveis. É necessário comparecer ao CRECI de sua região para obter sua carteira profissional. Esses são os documentos necessários:

- Documento de identidade;
- CPF;
- Certidão de nascimento;
- Histórico escolar do segundo grau;
- Estágio assinado por um corretor credenciado;
- Certificado do curso.

A documentação necessária pode variar de acordo com o CRECI de cada região. Recomenda-se acessar o site do conselho a fim de verificar toda a documentação necessária, evitando problemas desencadeados pela falta de documentação.

Carteira Profissional

Depois de apresentar toda a documentação necessária e de recolher as taxas necessárias, o futuro corretor de imóveis solicita a sua carteira com número de inscrição profissional e a recebe em uma solenidade organizada pelo próprio conselho. A partir da entrega da carteira profissional, o corretor de imóveis está apto a realizar suas funções legalmente.

Corretor de imóveis: pessoa física ou jurídica?

A escolha em se tornar uma pessoa jurídica ou atuar como pessoa física no exercício da profissão de corretor de imóveis é livre. Desde que o profissional possua o CRECI, a atuação pode ser feita a partir de qualquer uma dessas pessoas. Mesmo o corretor autônomo pode emitir notas fiscais.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Negócios Imobiliários:

Capacitação de Corretor de Imóveis
Como Montar e Administrar uma Imobiliária
Negociação – Técnicas e Estratégias de Sucesso

Fontes: Conecta Imobi – blog.conectaimobi.com.br
Planalto – planalto.gov.br

por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!