
Endomarketing é um marketing de incentivo. Seu objetivo é possibilitar que os funcionários de uma corretora de imóveis estabeleçam uma vinculação efetiva e sejam parceiros na consecução das metas e dos resultados, podendo opinar e fazer sugestões, tais como:
- Estabelecer metas e resultados de curto, médio e longo prazo (para o próximo mês, para o próximo semestre, para o próximo ano).
- Quem atingir os objetivos preestabelecidos merece ganhar prêmios (viagens, televisão, aparelhos eletrônicos, celular etc.).
- Cativar os funcionários e demais colaboradores.
- Fornecer informações organizacionais para os funcionários.
- Oferecer treinamento constante.
- Possibilitar estudos de conhecimentos gerais.
- Atividades esportivas e culturais etc.
“É fundamental que sejam desenvolvidas formas para controle e monitoramento das tarefas submetidas às equipes de trabalho e aos funcionários. Uma opção bastante interessante é utilizar o denominado “feedback”, ou seja, o retorno das informações geradas durante a execução de determinadas tarefas. Essas informações devem ser exigidas das equipes de trabalho e dos funcionários para avaliação da qualidade no desenvolvimento e no alcance das metas e dos resultados. Pretende-se, então, acompanhar e monitorar o desenvolvimento de uma tarefa”, afirma Fernando de Magalhães Jr., professor do Curso a Distância CPT Capacitação de Corretor de Imóveis, em Livro+DVD e Curso Online.
Normalmente, existe uma causa para o desenvolvimento de uma tarefa por um funcionário (por exemplo: cliente solicita informações sobre determinado imóvel). O funcionário, então, realiza uma ação (fornece as informações solicitadas pelo cliente), sendo que podem surgir consequências positivas ou negativas (satisfação ou insatisfação do cliente com as informações sobre o imóvel), que devem ser monitoradas com a utilização do “feedback”.
Dessa forma, o “feedback” pode ser executado com o objetivo de reorientar ou estimular comportamentos das equipes de trabalho e dos funcionários, de forma adequada às expectativas e aos desejos da clientela.
Alguns alertas importantes sobre endomarketing
- A campanha publicitária (a estratégia de propaganda) também deve ser desenvolvida no ambiente interno, oferecendo oportunidade de conhecimento por toda a equipe de trabalho, de maneira que os funcionários comprem a ideia e se tornem também vendedores do conceito publicitário, fazendo uma espécie de parceria na interação com a comunicação desenvolvida no ambiente externo.
- A propaganda divulgada no ambiente externo não pode ser diferente daquilo que ocorre no ambiente interno, ou seja, o atendimento dos clientes deve ser rigorosamente compatível com aquilo que foi apregoado na publicidade.
- O cliente compra uma ideia através da publicidade e deve perceber que essa mesma ideia está sendo vendida pela equipe de trabalho e pelos funcionários.
Para fazer uma propaganda eficiente, torna-se imprescindível definir, claramente, algumas questões
- Definição dos Objetivos e Estratégias da Comunicação
- Para que comunicar?
- O que comunicar?
- Como comunicar?
- A quem comunicar?
Definição do Público-Alvo
- Definição de um percentual (sobre o faturamento) para investimento em propaganda. Esse percentual pode servariável: a verba de publicidade aumentará ou diminuirá, dependendo do aumento ou da redução do faturamento, de forma que a agência de propaganda será parceira do desenvolvimento e da evolução da quantidade dos negócios imobiliários realizados pelo Corretor de Imóveis.
Para ter sucesso no Marketing Imobiliário, você deverá utilizar a propaganda de forma estratégica para gerar uma atitude do consumidor. A propaganda é uma excelente ferramenta para gerar negócios imobiliários; porém, torna-se imprescindível que sejam feitas pesquisas e desenvolvidas estratégias de comunicação para alcançar os resultados almejados na sua corretora de imóveis.
Esteja convicto de que será a utilização de uma eficiente estratégia de marketing (elaborada de acordo com seu planejamento estratégico), com o apoio eficiente das equipes de trabalho e dos funcionários, que irá gerar o desejo dos clientes por um produto ou serviço.
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Por Silvana Teixeira.
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