WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dia do Cliente

Síndrome de abstinência - você sabe o que é?

O termo Síndrome de Abstinência é usado para caracterizar os sinais ou sintomas de fenômenos fisiopatológicos que manifestam-se quando um dependente de drogas é privado de usá-las

mulher em estado de síndrome de abstinência

 

Síndrome é a palavra usada para definir um conjunto de sinais ou sintomas característicos de fenômenos fisiopatológicos, que ocorrem em determinado estado mórbido, servindo para caracterizar uma doença.

Algumas doenças, por sua vez, são identificadas pelos sinais ou sintomas que produzem, por exemplo a “Síndrome de Down”. Entretanto, uma mesma síndrome pode ser produzida por várias doenças ou por diferentes drogas. No caso das drogas, os sinais de abstinência manifestam-se quando um dependente químico é privado de usá-la.

Segundo Cid Martins Batista, professor do Curso CPT Drogas Não! Para Jovens e Adolescentes, elaborado pelo CPT - Centro de Produções Técnicas, “na falta da droga, os viciados começam as manifestações de mal-estar, como náuseas, vômitos, diarreias, pulso lento, convulsões, vertigens, etc, que acontecem logo após a interrupção de seu uso”.

Algumas drogas, como a LSD (diamida do ácido lisérgico), DMT (dimetiltriptamina), mescalina, e outras, não causam sinais pronunciados de desconforto, como ansiedade, irritabilidade, suores frios, vertigens ou convulsões, quando interrompido o seu uso. Outras, como a heroína, provocam grande mal-estar, como intensa ansiedade, insônia, hipersensibilidade à dor, suores frios, febres, cãibras abdominais, náuseas, vômitos e diarreia. Essa sensação de mal-estar pode ser aliviada rapidamente com uma nova dose da droga. Desse modo, é possível estabelecer um elo entre dependência física e síndrome de abstinência.

Por Silvana Teixeira.

 

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!