WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

UFMG, a maior universidade do Estado de Minas Gerais

Ela está entre as universidades mais prestigiadas do país, possuindo campi nas cidades de Belo Horizonte e Montes Claros

 

  A UFMG tem se destacado como uma das mais importantes universidades no Brasil

Desde a época dos inconfidentes é que se pensa na fundação de uma universidade no estado de Minas Gerais. No entanto, esse ideal só se concretizou em 1927, com o surgimento da Universidade de Minas Gerais (UMG). Era ela uma instituição privada, subsidiada pelo Estado, surgida por meio da união das quatro escolas de nível superior então existentes em Belo Horizonte.

Até 1949, a UMG permaneceu na esfera estadual e, no mesmo ano, ocorreu a sua federalização. Na mesma década, a universidade ampliou o seu território, incorporando à sua área a região da Pampulha. Tudo isso com o intuito de criar a Cidade Universitária, hoje bastante visitada por estudantes de todos os estados.

 

As primeiras edificações a serem construídas no campus Pampulha foram o Instituto de Mecânica (atual Colégio Técnico) e a Reitoria. Somente nos anos 60 é que a comunidade universitária começou a ocupar os prédios que atualmente integram as unidades acadêmicas da universidade.

 

Mesmo sendo federalizada, a UMG permaneceu com esse nome até 1965, quando passou a ser chamada de UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). Logo após, a universidade incorporou novas unidades que foram surgindo gradativamente, como a Escola de Enfermagem (1950), a Escola de Veterinária (1961), o Conservatório Mineiro de Música (1962) e as escolas de Biblioteconomia (1962), Belas-Artes (1963) e Educação Física (1969).

 

Quando ocorreu a reforma universitária, em 1968, a UFMG teve de desdobrar a antiga Faculdade de Filosofia em várias faculdades e institutos. Dessa forma, foram criados a atual Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, o Instituto de Ciências Biológicas, o Instituto de Ciências Exatas e seus respectivos ciclos básicos, o Instituto de Geociências e as faculdades de Letras e de Educação.

 

Vista como referência do ensino superior em todo o Brasil, a UFMG criou, nos últimos anos, novos cursos: Agronomia (em Montes Claros), Artes Cênicas, Engenharia de Controle e Automação, Matemática Computacional, Fonoaudiologia e, mais recentemente, Nutrição.

 

Além de desenvolver programas e projetos de ensino, nos níveis de graduação, pós-graduação, pesquisa e extensão, sob a forma de atividades presenciais e a distância, a Universidade oferece, também, na Escola Fundamental, no Colégio Técnico, no Núcleo de Ciências Agrárias e no Teatro Universitário cursos de educação básica e profissional de nível médio.

 

Seu exame vestibular pode, atualmente, ser realizado não apenas em Belo Horizonte mas também em Conselheiro Lafaiete, Contagem, Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Lavras, Montes Claros, Pouso Alegre, Sete Lagoas, Uberlândia e Viçosa.

 

Entre os vários indicadores internacionais e nacionais que avaliam as universidades, a UFMG tem se destacado como uma das mais importantes universidades no Brasil, particularmente com crescente presença internacional como apontado pelo Academic Ranking of World Universities (ARWU).

 

Segundo o ranking QS 2011, a Universidade Federal de Minas Gerais está em 10º lugar entre as melhores universidades da América Latina e como 3º lugar entre as melhores universidades do Brasil.

 

A Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, em parceria com o CPT – Centro de Produções Técnicas, avaliza os cursos, gerando credibilidade e estabelecendo um conjunto de ações que mantêm a empresa em crescimento constante.

 

Por Andréa Oliveira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Flávia Mendes da Silva

21 de jul de 2019

Olá boa tarde. Tudo bem? Gostaria de saber se vocês tem mestrado na área de nutrição (alimento seguro). Preciso de um mestrado. Aguardo retorno Desde já muito obrigada. Que Deus abençoe vcs grandiosamente.

Resposta do Portal Cursos CPT

22 de jul de 2019

Olá Flávia Mendes da Silva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Infelizmente nossa empresa não possui cursos de mestrado.

Atenciosamente,
Victor Sampaio

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!