WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Resumos: o que são, tipos e como fazê-los

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003b, p.1) define como resumo a apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento

Resumos: o que são, tipos e como fazê-los   Artigos Cursos CPT

 


A Associação Brasileira de Normas Técnicas (2003b, p.1) define como resumo a “apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento”, e como resumo crítico aquele “redigido por especialistas com análise crítica de um documento [...] chamado de resenha.”

Segundo Andrade (2010), existem diversos tipos de resumo e cada um tem suas particularidades, de acordo com os objetivos. São eles:


- Resumo informativo ou analítico
Removem-se gráficos, citações, exemplificações abundantes, conservando-se, todavia, as ideias principais. Esse resumo deve corresponder a 1/3 ou 1/4 do original. O autor do resumo não deve manifestar opiniões próprias no texto confeccionado. O resumo informativo é o mais requerido nos cursos de graduação. "O conhecimento do assunto deve ser adquirido pela leitura apenas do resumo, dispensando a necessidade de recorrer ao texto original", afirma Prof.ª Viviane Gomes Lelis, do Curso CPT Metodologia Científica.

- Resumo crítico
Nesse tipo de resumo, é consentida a emissão de opiniões e comentários do autor do resumo. Consiste na redução do documento original para 1/3 ou 1/4 de sua extensão, conservando as ideias basais. Para o entendimento do assunto, o resumo crítico deve dispensar a leitura do original.

- Resenha
Consiste em um tipo de resumo crítico, porém vai além das opiniões e dos comentários, pois inclui uma argumentação fundamentada em obras de outros autores com o mesmo tema. Pode-se comparar com outras literaturas, elucidar a importância da obra em questão em relação às demais etc. Dessa forma, a resenha tem como objetivo reduzir o texto, mas de forma mais abrangente (ANDRADE, 2010).

Sublinhar é a técnica indispensável não só para elaborar esquemas e resumos, mas também para ressaltar as ideias importantes de um texto, com as finalidades de estudo, revisão ou memorização do assunto ou mesmo para utilizar em citações. (ANDRADE, 2010, p.11).

Aumente seus conhecimntos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Do que trata a metodologia científica e qual a sua importância?
- Pesquisa descritiva, afinal o que é isso? Como entender esse conceito?

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!