WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Qual a diferença entre microeconomia e macroeconomia?

Os dois conceitos são importantes para a economia e a analisam de perspectivas diferentes

Economia - imagem ilustrativa

Hélvio Tadeu, professor do Curso CPT Fundamentos da Economia, afirma que são vários os conceitos fundamentais para a economia, que precisam ser entendidos e servem para organização financeira da vida pessoal e, também, profissional. Há dois que são importantes e que merecem destaque: microeconomia e macroeconomia.

Os dois estão mais presentes no nosso dia a dia do que imaginamos: micro e macroeconomia são dois ramos da economia que influenciam diretamente no preço dos itens que compramos diariamente, por exemplo, refletindo nos nossos atos, nos nossos costumes e até nas nossas decisões.

O que é economia?

Em primeiro lugar, devemos, antes de aprofundarmos nos dois, tomar conhecimento do que é economia, já que ela faz parte da nossa vida e acaba passando “despercebida” em muitos casos, isto é, pouco se reflete sobre ela. E economia, em síntese, estuda as relações com o dinheiro, investimento e finanças, indo mais além e estudando também o comportamento das pessoas no dia a dia.

Apesar dos incontáveis cálculos, os estudos da economia se inserem nas ciências humanas, não se resumindo apenas a dinheiro. Como dito, ela busca dar conta do comportamento humano, abrangendo ideias e pensamentos de economistas, sociólogos e filósofos, por exemplo.

Microeconomia

Como seu nome sugere, a microeconomia estuda o desempenho e o comportamento de cada setor de forma “menor”, ou seja, individualizada. Por exemplo, as famílias, empresas, consumidores, comércio, entre outros. Busca analisar das tomadas de decisões desses setores em relação à utilização de recursos, preços, bens e serviços. Por exemplo, ela estuda como uma família gerencia seu dinheiro – economiza e gasta – em itens e serviços que considera importantes ou supérfluos.

Ela ajuda a determinas os preços dos produtos e o valor agregado dos vários fatores envolvidos para sua produção. Contudo, desconsidera vários fatores, como a inexistência de emprego para todos, pois não analisa a economia de forma geral.

Em resumo:

- Estuda o comportamento individual dos setores;
- Analisa produtos, ofertas, demandas, preços de produtos, salários;
- Busca compreender o “todo”, a partir do estudo de fatores pequenos;
- Analisa variáveis individuais.

Macroeconomia

Contrapondo-se à microeconomia, a macro estuda o comportamento “geral” da economia. A título de exemplificação, pode levar em conta a economia de uma região, de um estuado, de um país e até de vários países. Analisa índices de pobreza, desigualdade, desemprego, preço, PIB, importações, exportações, além de questões sociais, políticas e econômicas. Poderia estudar, por exemplo, qual impacto o aumento do desemprego produziria no PIB de determinado país.

Atua na análise de problemas mais complexos, como déficits e causas, além de auxiliar a política econômica e as finanças públicas. Todavia, abandona as questões individuais, que causam impacto no “todo”.

Sintetizando:

- Analisa variáveis econômicas;
- Estuda de forma mais abrangente, lidando com a renda nacional, distribuição de renda, PIB, entre outros;
- Age ao contrário da microeconomia: tenta entender o todo, para depois entender o individual.

Qual conceito é o mais importante?

Tanto a microeconomia quanto a macroeconomia são áreas importantes. A partir dos estudos realizados pelas duas, é possível entender o comportamento humano em sociedade e compreender a tomada de decisões em relação a tudo o que se associa à economia. Da mesma forma que as análises “abrangentes” da macroeconomia são fundamentais, a individualização da microeconomia se torna crucial para que o sistema “maior” funcione. Apesar de diferentes, proporcionam avanços no que se refere ao entendimento da sociedade.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de Ensino:

Fundamentos da Economia
Matemática Essencial para o Dia a Dia
Estatística: Análises de Probabilidade e Processos Decisórios

Fonte: André Bona – andrebona.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!