À medida que você incorpora o planejamento, o estudo e a preparação ao seu cotidiano, seu esforço para a aula show será cada vez menor.
Geralmente, ao pensar em aula-show nos vem à mente, primeiro, a imagem do conferencista ou palestrante. Aquele professor autônomo, que tem o dom de dar aulas cativantes para que outras empresas contratem e divulguem seus serviços. Ele sabe que a propaganda feita, boca a boca, por quem assistiu à sua palestra, pode gerar novas contratações e possibilitar caches ou pro-labores mais compensadores. É assim que deve pensar um professor que preza seu espaço entre os bons e os ótimos. Muitas escolas têm professores que atraem alunos e seus nomes são estampados em anúncios e páginas de internet com destaque. Estão na vitrine dessas escolas. Você também pode fazer parte dessa vitrine.
“Atualmente há entre os alunos uma crescente dificuldade de manter a atenção e o foco na aula ministrada pelo professor, o que leva o docente a pensar que não adianta nada dar uma aula espetacular se os alunos não quiserem aprender”, afirma o professor Marcelo Henrique de Mello, do curso Como se Tornar um Professor de Sucesso, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Uma pesquisa feita com professores mostrou que trabalhar a disciplina era a maior dificuldade para os entrevistados. Em segundo lugar, ficou a falta de capacidade de motivar os alunos, e, em terceiro, a dificuldade em fazer uma avaliação correta. Para você dar uma aula show, você precisa vencer os problemas de indisciplina. E para trabalhar a indisciplina, você precisa se transformar em um especialista em pessoas.
Se o professor exercita sua liderança e é bom no que faz, certamente, terá poucos problemas em dar uma aula show.
Exercite sua liderança
Se você exercita sua liderança e é bom professor, certamente, terá poucos problemas. Ao conquistar o respeito da turma, ao se mostrar um líder honesto, positivo, competente e entusiasmado, você obterá a confiança e o respeito da maioria de seus alunos. Isso vai reduzir muito os casos de indisciplina escolar. A melhora na disciplina, por sua vez, torna a aula melhor, o que atrai a atenção dos alunos, melhorando ainda mais a disciplina, e assim sucessivamente.
Controle a indisciplina
Essa liderança também terá impacto na sua carreira, porque, ao controlar a indisciplina, você evitará a tensão, o estresse, a sensação de tempo perdido e o sentimento de ineficiência, que o ambiente sem disciplina da sala de aula provoca na maioria dos professores. Dessa forma, você cria um ambiente favorável ao aprendizado.
Passos para solucionar problemas de indisciplina
Os passos para a solução de conflitos e de problemas de indisciplina são: a compreensão do conflito e das emoções envolvidas no conflito ou no caso de indisciplina; o uso da comunicação como forma de intervenção correta no problema; e a busca de uma solução por consenso usando a motivação e a persuasão.
Converse com os alunos
O primeiro grande passo para melhorar seu relacionamento com seus alunos é conversar com eles. Para isso, utilize a técnica de entrevista individual. Faça da seguinte maneira: convide cada um deles periodicamente para uma conversa em particular, cerca de meia hora. Convide informalmente, inventando um bom motivo. No encontro, converse sobre coisas prazerosas, do gosto do aluno. Depois, busque um gancho para assuntos como as relações em família e a afetividade para que você saiba se há algum problema na família que pode interferir no aprendizado. Converse sobre a escola, a sala de aula, a relação do aluno com seus colegas e seu próprio trabalho como professor. Ao mesmo tempo, permita que o aluno conheça você, um pouco das suas preferências, aspirações e até sua história de vida.
Conhecer bem seus alunos é potencializar sua liderança como professor, melhorar a comunicação e o convívio, aumentando a confiança dos alunos no seu trabalho.
Técnicas e dinâmicas podem auxiliá-lo
Toda vez que você propuser trabalhar com uma dinâmica, sua aula deve ser planejada e desenvolvida de modo a proporcionar intensa participação e envolvimento da turma. Para que essas técnicas e dinâmicas transcorram de forma interessante e participativa, algumas regras devem ser evidenciadas:
Procure se inteirar de dinâmicas interessantes a serem conduzidas em suas aulas.
A organização e o preparo do material, bem como as instruções são muito importantes para a condução da dinâmica.
Evite interrupções desnecessárias, como celulares tocando inoportunamente, conversas paralelas e passeios ao banheiro. Para isso, utilize metodologias que tornem os alunos participantes do processo de aprendizagem.
Evite alterações bruscas no ambiente da sala de aula, como luminosidade e temperatura. Verifique se as condições das carteiras e das cadeiras são boas e se a distribuição da turma está correta.
Em relação às suas próprias condições de trabalho, algumas técnicas são importantes: reserve um local e horários específicos, na sua casa, para que você possa se dedicar às correções de provas e a preparação de aulas. Dê ênfase ao planejamento.
Agende suas atividades, deixando tempo para ler e para estudar. Deixe margem de tempo para eventualidades e emergências.
Uma aula mais leve, envolvente e eficiente para a construção do conhecimento, certamente, será o resultado de seu esforço.
Não tenha medo. À medida que você incorpora o planejamento, o estudo e a preparação ao seu cotidiano, seu esforço para a aula show será cada vez menor. Assim, você será um professor cada vez mais respeitado.
Confira mais informações, acessando os cursos da área Metodologia de Ensino.
Por Andréa Oliveira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
Maria José Soares Olivera
4 de jan. de 2018Ao procurar informações sobre liderança, achei interessante as informações oferecidas e decidi buscar mais informações sobre o assunto.
anicelia delmonds
27 de ago. de 2017Achei bem pertinente o conteúdo, acrescenta ainda para o professor a questão do ambiente sociomoral da escola e tal construção.
Resposta do Portal Cursos CPT
28 de ago. de 2017Olá, Anicelia.
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo!
Atenciosamente,
Renato Rodrigues.
Marinalva de Sousa Santos Albuquerque
15 de fev. de 2017o professor diferenciado tem toda uma importância na vida educacional dos seus alunos,durante a leitura me imaginei sendo uma professora nota 1000.obrigada pelas dicas!
Resposta do Portal Cursos CPT
1 de mar. de 2017Olá Marinalva,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Anderson de Barros
10 de dez. de 2016Ótimo subsídio.
Resposta do Portal Cursos CPT
12 de dez. de 2016Olá Anderson,
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Suely dos Santos Silva
10 de dez. de 2016Muito bom
Resposta do Portal Cursos CPT
12 de dez. de 2016Olá Suely,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos
Lidiane da silva oliveira
5 de dez. de 2016Muito interessante!! gostei
Resposta do Portal Cursos CPT
6 de dez. de 2016Olá, Lidiane!
Agradecemos pela visita e comentário em nosso site.
Atenciosamente,
Silvana Teixeira.