WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Professor: aprenda a manter o controle na aula dialógica

Embora a aula dialógica seja baseada no diálogo, a direção dada pelo professor deve estar sempre presente. Ela deve ser bem planejada, contando com os recursos didáticos adequados ao conteúdo

Professor: aprenda a manter o controle na aula dialógica    Artigos Cursos CPT

 

Embora a aula dialógica seja baseada no diálogo, a direção dada pelo professor deve estar sempre presente. “Para não desviar do caminho, reforçamos a importância da definição de objetivos instrucionais claros. A aula deve ser bem planejada, contando com os recursos didáticos adequados ao conteúdo”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distancia CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD e Curso Online.

A aula dialógica é envolvente, mas o professor deve se preparar para usar a técnica da melhor maneira possível, de forma a conseguir direcionar seus alunos para o diálogo produtivo. E para tornar a aula participativa, envolvendo os alunos ativamente no processo ensino aprendizagem, o professor deve estar preparado para fazer perguntas.

Aqui, é necessário fazer uma referência ao livro do educador norte-americano Doug Lemov, denominado “Teach like a Champion”. Dentre as muitas técnicas apresentadas nesse livro, algumas merecem destaque, porque têm a ver com a qualidade da aula expositiva dialogada:


1- Não se esquive

Use a técnica de não aceitar um "não sei" como resposta. Como já abordada, faça a pergunta a outros alunos, até obter a resposta correta, retornando, então, a pergunta para o aluno que respondeu “não sei” da primeira vez.

2- Certo é certo

Busque respostas corretas e não quase corretas, ou mais ou menos corretas. Repita as perguntas, ou peça a outro aluno para elaborar um pouco mais a resposta dada pelo colega anterior. Busque formas de levar os alunos até a resposta que seja totalmente correta.

3- Estique a resposta

Faça perguntas adicionais sobre o mesmo tema, para tornar mais completa a resposta correta dada anteriormente, promovendo um raciocínio mais amplo.

4- Respostas bem formatadas
Procure ajudar seus alunos a usarem sentenças completas e bem formuladas em termos gramaticais.

5- Circule
Ande, estrategicamente, por toda a sala durante sua aula, de forma a estar próximo da maioria dos alunos, na maior parte do tempo.

6- Seja positivo
Ao fazer intervenções para corrigir os alunos, por mais que as observações feitas estejam erradas, faça-o sempre de uma forma positiva e construtiva. Nunca desvalorize a participação de um aluno.

7- Não seja vago
Seja específico e preciso ao falar com seus alunos, evitando usar expressões vagas. Por exemplo: se os alunos estão distraídos, dando a atenção a alguma coisa na janela da sala, que está desviando sua atenção, não diga apenas “não se distraiam”. Explique como eles devem fazer e demonstrar isso, ou seja, diga "atenção, parem de se distrair com a janela, porque vocês estão deixando de acompanhar a solução deste problema".

8- Faça novamente
Fazer novamente, certo e melhor, é a forma mais adequada de agir, quando os alunos falham em suas tarefas.

9- Aula prazerosa
Quando o professor trabalha com alegria e de forma positiva, o ambiente fica agradável, o que é extremamente positivo para o processo de aprendizagem.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Professor: 3 práticas que comprometem a aprendizagem dos alunos
- Aula dialógica: o que devem fazer os professores?

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!