A sociedade, desde os tempos remotos, comunica-se e, até mesmo organiza-se, usando a imagem e os símbolos, tanto que, os primeiros registros deixados no planeta pelo homem pré-histórico foram na forma de imagens. Estas fazem parte da vida das pessoas até os dias atuais em que a mídia tem uma importância muito grande, onde a comunicação tem seu papel valorizado a cada dia.
Cabe ao educador promover um trabalho pedagógico que utilize metodologias ligadas à linguagem audiovisual como um recurso mediador do conhecimento. Este é portador eficaz de mensagens variadas, pois possibilita leituras diversas, além de possibilitar interdisciplinaridade e dar transversalidade ao conhecimento.
Há inúmeros recursos e equipamentos audiovisuais que podem ser utilizados no processo de ensino e aprendizagem, como sistemas de apresentação multimídia, rádio, televisão, vídeo (cinema de ficção e de documentário), jornais, revistas, informática, entre outros. Todos podem ser um excelente estímulo ao desenvolvimento educacional, desde que este uso seja feito de forma planejada e competente na sala de aula.
Por que usar mídias?
Ao longo de sua formação, da infância até a adolescência, as crianças procuram compreender o que se passa ao seu redor, usando esquemas mentais, assimilando, agindo e fazendo operações. Essa compreensão vai se modificando com o tempo, como resultado do amadurecimento biológico, bem como das experiências acumuladas, das trocas interpessoais e transmissões culturais vivenciadas.
"A sala de aula, e também a escola, têm um papel fundamental nesse processo, apesar de nem sempre corresponderem às expectativas de pais, alunos e dos próprios professores. A falta de compreensão adequada do processo de aprendizagem e a inadequação das técnicas de ensino e das tecnologias educacionais aplicadas dificultam a busca por melhores resultados na educação formal", afirmam os professores Per Christian Braathen e Marcos Orlando de Oliveira, do curso Mídias na Educação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Embora as estruturas mais comuns sejam o giz , o quadro de escrever e as carteiras, muitas escolas contam com elementos adicionais, como murais, pôsteres, livros, revistas, aparelhos de DVD, televisores, computadores e um projetor (data-show). Esses recursos, diante do mundo de mídias que cercam os alunos fora da escola, são fundamentais como apoio didático.
Certamente, com criatividade, o professor tem condições de desenvolver muitas atividades que podem levar seus alunos a se envolverem mais e melhor com o conteúdo proposto e, principalmente, com a busca do saber. No entanto, nem sempre DVDs, computadores e projetores são utilizados adequadamente. Existem aí dois aspectos a considerar:
1) O professor não utiliza os meios audiovisuais disponíveis, que poderiam ser úteis para comunicar conceitos ou relações que exigem apresentação gráfica, por falta de motivação ou conhecimento sobre sua operação e aplicação.
2) Quando utiliza os meios audiovisuais disponíveis, nem sempre o professor o faz corretamente.
Como exemplo disso, citamos o professor que usa filmes simplesmente como um substituto da aula, sem justificar seu papel na estratégia didática e em seu planejamento, sem promover com a turma pesquisas bibliográficas ou de campo e discussões, tanto antes como depois da apresentação. Ou seja, se usarmos temáticas soltas, sem conexão com a realidade do aluno ou com o conteúdo abordado, o uso das mídias oferece poucas chances de atingir um bom resultado em termos de aprendizagem.
Se a escola utilizasse as estratégias da mídia na sua ação educativa, certamente teria bons resultados. Até mesmo a integração dos conteúdos apresentados na televisão, no rádio, no cinema, na internet, entre outros, ao processo de ensino-aprendizagem, seria vantajoso. Basta que os professores aprendam a usar esses recursos.
Os principais fatores que tornam essa relação dos alunos com a mídia prazeroso são:
- Trata-se de uma relação não obrigatória;
- Estabelece-se por mecanismos emocionais de sedução e de exploração sensorial;
- Utiliza técnicas de narração que fazem as pessoas aprenderem vendo histórias de outras pessoas (personagens) contadas por outras pessoas;
- O mundo é mostrado de uma forma muito mais fácil do que o é na realidade, de uma forma agradável, sem esforço.
No entanto, se ela educa pelo entretenimento, o educador deve ter bastante cuidado. Antes de tudo, os profissionais da educação devem fazer uma leitura crítica do que é passado aos alunos, por meio das mídias. Além de ficarem atentos à forma como o assunto é abordado.
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Por Andréa Oliveira
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