WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Black Friday 30%OFF nos cursos online 15% OFF nos cursos em livro+DVD + 5% OFF extra no cartão de crédito

Piaget e Vigotsky sobre aula expositiva e aprendizagem

Dois grandes estudiosos da educação, Jean Piaget e Lev Semenovich Vigotsky, desenvolveram teorias sobre a aprendizagem que embasam o desenvolvimento de uma aula expositiva

Aula expositiva

 


Dois grandes estudiosos da educação, Jean Piaget e Lev Semenovich Vigotsky, desenvolveram teorias sobre a aprendizagem, de grande importância, que devem embasar o desenvolvimento de uma aula expositiva. Segundo Per Christian Braathen, professor do Curso CPT, nas versões Online e em Livro+DVD, Aula Expositiva, "Piaget defende o construtivismo cognitivo, segundo o qual o aprendizado decorre do desenvolvimento de processos mentais amplamente relacionados com a realidade do aprendiz". Na visão piagetiana, o desenvolvimento desses processos é fundamental e o estudioso o chama de construção do conhecimento. Vigotsky, por seu lado, propõe o construtivismo social, que consiste no fato de o indivíduo desenvolver suas capacidades cognitivas a partir das interações que mantém com a comunidade onde vive. Essas duas visões podem ser observadas resumidamente abaixo:

1- Piaget
Construtivismo cognitivo: o desenvolvimento de processos mentais está relacionado à realidade do
aprendiz.

2- Vigotsky
Construtivismo social: o desenvolvimento a partir da interação social.

A análise dessas duas teorias nos mostra que o fator social está presente em ambas, com uma diferença: enquanto Vigotsky considera a interação social essencial para a aprendizagem, Piaget diz que o aprendiz conta com um conhecimento inerente a ele, que se reformula à medida que há interação social. Logo, a aprendizagem deve ser vista como um processo dinâmico em que a participação do aprendiz é fundamental. Esse fato é de grande importância para o planejamento, elaboração e desenvolvimento das aulas, particularmente a aula expositiva.



Piaget e Vigotsky desenvolveram uma teoria de caráter epistemológico, ou seja, que tem por objeto o conhecimento, buscando seus condicionamentos e relações. Em outras palavras, a análise da visão construtivista permite concluir que o conhecimento não nasce com o indivíduo e nem é dado pelo meio social. Ao contrário, o conhecimento é construído na interação com os meios físico e social, num processo que depende das condições do aprendiz e das condições do meio. Seguindo essa linha de raciocínio, Vigotsky tem conquistado uma importância crescente no Brasil, pois fornece uma espécie de elo entre a aprendizagem e o meio social, pois, para ele, o homem é um ser social formado em um ambiente cultural historicamente definido.

Neste sentido, o professor construtivista procura conhecer melhor seus alunos, sempre busca formas de ligar a teoria à prática, de contextualizar o conhecimento ao meio cultural dos estudantes e de valorizar as particularidades do indivíduo. É com base nesses conceitos, então, que os professores planejam e elaboram suas aulas, atividades e avaliações.

Encarar o ensino dessa maneira é mais desafiador para o profissional da educação e significa mais satisfação com o próprio trabalho, pois os horizontes das atividades  educacionais se abrem, há a possibilidade de fugir da repetição de fórmulas, da rotina repetitiva e da desesperança com a educação.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livro+DVD e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Marcele Martins

16 de dez de 2017

Qual a data desse texto? Desde já, agradeço o retorno.

Resposta do Portal Cursos CPT

18 de dez de 2017

Olá, Marcele.

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. A matéria foi postada no dia 23 de junho de 2016.

Atenciosamente,

Renato Rodrigues.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!