Orientação sexual: a postura do educador

Cabe ao professor trabalhar essa temática de uma forma transversal e adequada

 

 A abordagem do tema Orientação Sexual exige do educador atenção à sua postura

O tema transversal Orientação Sexual é um tema muito polêmico, principalmente nos primeiros anos do ensino fundamental. Sendo assim, é preciso que o professor encare o assunto com tranquilidade, à luz da ética e do conhecimento científico, longe das visões estereotipadas e preconceituosas que cercam a temática. Logo o educador irá perceber que, para crianças com idade de seis a nove anos, a sexualidade é algo bem menos complexo que para um adulto.

Para auxiliar os professores, os PCN propõem que a abordagem da sexualidade, no âmbito da educação, tenha algumas características importantes:

 

- seja clara, para que seja tratada de forma simples e direta;

- seja ampla, para não reduzir sua complexidade;

- seja flexível, para permitir o atendimento a conteúdos e situações diversas;

- seja sistemática, para possibilitar aprendizagem e desenvolvimento crescentes.

 

Além disso, notamos o quão importante é orientar o aluno quanto à sua sexualidade pois isso está vinculado diretamente ao exercício da cidadania. Se, por um lado, propõe o desenvolvimento do respeito a si mesmo e ao outro, por outro, contribui para garantir direitos básicos a todos, como a informação e o conhecimento. Estes são, sem dúvida, elementos fundamentais para a formação de cidadãos responsáveis e conscientes de suas capacidades.

 

Da mesma forma, “os educadores devem estar prontos para situações inusitadas, já que, muitas vezes, esse tema surge em sala de aula de forma imprevisível. O motivo para essa imprevisibilidade talvez seja o fato de que a sexualidade gere nos alunos sentimentos, sensações e dúvidas muito variadas, em manifestações espontâneas, que acontecem inevitavelmente”, afirmam Maria Cortes e Bruno de Morais Cury, professores do curso Orientação Sexual – Tema Transversal – Fundamental I, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Postura do Educador

 

O professor deve buscar dois elementos básicos de postura, que são fundamentais:

- O professor deverá evitar colocar seus próprios valores, crenças e opiniões como princípios ou verdades absolutas;

- Deverá ouvir e aceitar as expressões próprias da sexualidade de seus alunos, que podem não ser as mesmas nas quais acredita, mas que devem ser respeitadas.

 

Com base na teoria humanista, o professor deve ver a sala de aula como um grupo humano, levando em conta as diversas relações ali estabelecidas com todas as suas complexidades e peculiaridades. Sendo assim, os profissionais da educação deve considerar o aluno em todas as suas manifestações, estas decorrentes de uma complexa gama de fatores. Isso quer dizer que cada ser age a seu modo, de acordo com o seu processo de experienciação.

 

Para isso, a relação entre professor e aluno deve focar no diálogo, onde o conteúdo deve ser construído em uma relação dialógica. Além disso, se o professor sabe bem quais são seus próprios valores, crenças, opiniões e sentimentos, sabe expressá-los e tem consciência de que são particulares, certamente terá maior facilidade para desenvolver uma postura ética em sala de aula.

 

Essa postura tende a facilitar a relação com os alunos, ao mesmo tempo em que serve de incentivo à busca do conhecimento sobre a sexualidade. Isso ocorre à medida que os alunos percebem que sua voz tem valor, que não estão apenas ouvindo algum tipo de dogma o qual terão obrigatoriamente de reproduzir nas avaliações, mesmo não acreditando neles, como condição para serem aprovados.

 

O passo inicial para conquistar a confiança dos seus alunos ocorre quando o educador se mostra disponível para conversar sobre as questões colocadas e evita emitir juízo de valor a respeito das colocações dos alunos e discursos moralistas e negativistas sobre o tema. Como exemplo, podemos citar algumas características fundamentais que o educador precisa ter, para conquistar alunos de todas as idades, que podem ser expressas na forma de capacidade de:

 

- assumir a responsabilidade pelo processo aprendizagem;

- criar um clima de trabalho positivo em sala de aula;

- selecionar conteúdos adequados e relevantes;

- buscar sempre qualidade didática em suas aulas;

- atuar de forma moderadora na gestão das turmas;

- avaliar corretamente seus alunos, ao mesmo tempo em que avalia e dá feedback a seu próprio trabalho.

 

Muito importante também é se colocar no mesmo patamar de entendimento que seus alunos para poder entendê-los melhor e para que eles também o entendam. Além disso, é necessário entender o que os alunos esperam de você, professor, e tentar enxergar as aspirações do grupo.

 

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Por Andréa Oliveira

 

 

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