WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

O Atendimento Educacional Especializado e a Inclusão Escolar

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência

Educação inclusiva


O Atendimento Educacional Especializado (AEE) funciona como um recurso de vital importância para a Inclusão Escolar de pessoas com deficiência. São muitas as possibilidades de abordagem para a estruturação do AEE e, geralmente, cada escola desenvolve uma proposta de trabalho diferente. No entanto, é preciso que haja um projeto político que atenda às diferentes peculiaridades dos alunos. Segundo Emiliane Rezende, professora do Curso A Distância CPT Educação Inclusiva e Educação Especial, em Livro+DVD e Curso Online, “Há a necessidade de um diagnóstico da clientela a ser atendida pelo AEE, para definir o perfil dos alunos e, consequentemente, organizar os recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis, para iniciar um trabalho pedagógico efetivo”.

A estruturação do Atendimento Educacional Especializado varia de instituição para instituição, sendo os tipos mais comuns:

- Ensino Itinerante


O professor especializado presta serviços em várias escolas comuns que têm alunos com deficiência incluídos. Esse professor orienta os demais professores sugerindo intervenções e estratégias para facilitar o processo de inclusão e pode, também, realizar atividades específicas com os alunos incluídos;


- Sala de Recursos


Trata-se de uma sala instalada na escola comum, equipada com recursos extras para auxiliar na aquisição da aprendizagem dos alunos incluídos nas classes comuns. O professor da sala de recursos orienta os professores comuns em relação às praticas e posturas que devem ser tomadas em relação aos alunos incluídos, que devem frequentar o espaço em um contraturno para reforçar os conteúdos, receber orientações sobre condutas adaptativas e treinar a utilização de recursos específicos como o ensino de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais) para a educação de alunos surdos e o método Braille para a educação de alunos cegos. A sala de recursos pode beneficiar, também, alunos sem deficiência que  apresentem alguma dificuldade de aprendizagem.

- Classe Especial


Instalada na escola comum sob a regência de um professor especializado, destina-se à educação de alunos com deficiência que, por motivos diversos, não se adaptam às classes comuns. As turmas especiais contam com um currículo diferenciado, onde há a seleção de conteúdos utilizados na vida diária e prática. Esse recurso é mais utilizado em casos específicos de deficiência mental.


- Escolas Especiais


São instituições muito questionadas na atualidade por se dedicarem, exclusivamente, à educação de pessoas com deficiência. Depois do movimento pela Inclusão, as escolas especiais passaram a ser radicalmente criticadas e condenadas por impedir o convívio das pessoas com deficiência com as sem deficiência. Em relação à postura radical da sociedade em relação às escolas especiais, não podemos deixar de citar Omote (2003) que vislumbra a questão da inclusão não poder ser estendida a todos os deficientes sem exceção, porque uma parcela da clientela da educação especial não apresenta condição alguma para tirar proveito das oportunidades que o ensino comum pode prover. São eles os deficientes mentais severos e profundos, cujas necessidades especiais são de outra ordem, a que serviços educacionais comuns não podem atender.


O Atendimento Educacional Especializado é uma ferramenta imprescindível para o êxito do processo de inclusão. Ele existe para que os alunos possam aprender o que é diferente dos conteúdos curriculares do ensino comum, e que é necessário para que possam ultrapassar as barreiras impostas pela deficiência.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Salvar

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

NILVA DOS SANTOS MACHADO

18 de ago de 2016

Desejo fazer o curso AEE

Resposta do Portal Cursos CPT

19 de ago de 2016

Olá Nilva,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Educação Inclusiva e Educação Especial.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!