A adoção de metodologias ativas de aprendizagem parte do pressuposto de que nem sempre é necessário que o professor ensine para que o aluno aprenda. A aprendizagem é realizada pelo estudante e não causada diretamente pelo professor, em função do caráter individual do processo de aprendizagem. “Somente com o envolvimento do aluno, como protagonista de sua própria aprendizagem, será possível aumentar o conteúdo estudado e aprendido”, afirma Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa.
Tradicionalmente, no processo educacional, o ensino é visto como o componente mais importante para que a aprendizagem seja possível e, assim, possa ser feita a avaliação, que verifica o quanto cada aluno aprendeu. Entretanto, em função da forma como ocorre o aprendizado, num processo cheio de diferenças individuais, veremos que será preciso inverter a equação, de tal forma que o ensino passe a ser considerado, em termos de importância, o componente número dois.
Neste sentido, a aprendizagem deverá ser considerada o componente mais importante. Vem daí a valorização da participação do estudante no processo: ele passa a ser protagonista e não apenas um mero ouvinte na sala de aula. Logo, nada mais natural do que supor que o ensino será centrado no aluno, como principal ator do processo. Com isso, a necessidade de presença física do professo nos episódios de aprendizagem será menor, em relação aos métodos tradicionais de ensino.
Fato importante a considerar é que no processo de construção do conhecimento ocorre de forma idiossincrática, ou seja, há grande probabilidade de que o aluno possa, de forma autônoma, individualmente ou em grupo, trabalhar na construção de seus próprios conhecimentos. Ou seja, o professor não precisa escrever no quadro ou enunciar verbalmente todas as informações a serem passadas na aula, relacionadas aos conteúdos previstos pelo currículo. Ao contrário, ele pode e deve buscar formas autônomas de aprendizado para seus alunos, e desenvolver com a turma estratégias pelas quais o grupo tenha uma participação ativa na construção do conhecimento. Existem várias metodologias de ensino que promovem a aprendizagem de forma autônoma e, certamente, as mais efetivas são as ativas.
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- Metodologias ativas de ensino: nem fácil e nem difícil, apenas efetivo
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Por Silvana Teixeira.
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