A metodologia de projetos é muito utilizada na educação infantil, com excelentes resultados. Mas, seu potencial para outros segmentos é muito grande, dadas as características positivas da metodologia, em termos de aprendizagem ativa. “Na metodologia de projetos, com o apoio do professor, os alunos definem uma linha de pesquisa específica, de um determinado conteúdo curricular, ou mesmo extracurricular, que gostariam de conhecer mais profundamente”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa. Após a definição do tema, os alunos devem aplicar os conhecimentos que já possuem, adquiridos de outras disciplinas, para, a partir deles, pesquisar e conhecer melhor a temática proposta.
O projeto pode ser definido como o conjunto de atividades a serem desenvolvidas e receberá um nome relacionado ao tema proposto. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos utilizam as experiências e os recursos oferecidos pelas diversas áreas do conhecimento, das disciplinas que estão estudando naquele bimestre, semestre ou ano letivo, para proporcionar um sentido mais amplo ao tema proposto. Por isso, o assunto a ser escolhido pelos alunos tem de ser de grande interesse deles, já que será o propulsor da construção de novos conhecimentos nas demais disciplinas estudadas.
As atividades serão realizadas, tanto de forma coletiva como individual, sendo que os próprios alunos vão definir a forma como o trabalho serpa implementado. O prazo para conclusão do projeto varia conforme o grau de aprofundamento sobre o tema de estudos definido previamente. Mas, pode variar, também, de acordo com os resultados alcançados e com a motivação dos alunos para a continuidade, podendo ser encurtado ou alargado.
O projeto será avaliado de forma quantitativa e qualitativa, ao longo de seu desenvolvimento, e em sua conclusão. O resultado do trabalho deverá ser exposto, tanto para a própria classe quanto para a escola, ou mesmo fora dela, de modo que seja valorizado enquanto produção de conhecimento.
Vale destacar que a metodologia de projetos busca acabar com a apatia na escola e na sala de aula, incentivando a autonomia. Ao escolherem um tema e as estratégias para estudá-lo, os alunos se sentem mais motivados a buscar informações e a trabalhar com elas, de tal maneira que, com o tempo, essa prática se incorpore ao seu comportamento.
O trabalho com projetos transfere parcela da responsabilidade pela aprendizagem ao aluno, revertendo a excessiva centralização do ensino no professor. A aprendizagem passa a ser centrada no aluno, dando mais ênfase ao ato de aprender e menos ênfase ao ato de ensinar. Enfim, os projetos permitem ultrapassar os limites do ensino como simples transmissão de conhecimentos, passando a responsabilidade da construção do saber ao aluno, que poderá assumir o controle sobre sua aprendizagem. A nós professores caberá a função de coordenar e articular esse processo.
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Por Silvana Teixeira.
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