WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Metodologia de projetos na educação infantil: saiba mais!

Na metodologia de projetos, com o apoio do professor, os alunos definem uma linha de pesquisa específica que gostariam de conhecer mais profundamente

Metodologia de projetos na educação infantil: saiba mais!   Artigos Cursos CPT

 

A metodologia de projetos é muito utilizada na educação infantil, com excelentes resultados. Mas, seu potencial para outros segmentos é muito grande, dadas as características positivas da metodologia, em termos de aprendizagem ativa. “Na metodologia de projetos, com o apoio do professor, os alunos definem uma linha de pesquisa específica, de um determinado conteúdo curricular, ou mesmo extracurricular, que gostariam de conhecer mais profundamente”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Metodologias para Aprendizagem Ativa, em Livro+DVD e Curso Online. Após a definição do tema, os alunos devem aplicar os conhecimentos que já possuem, adquiridos de outras disciplinas, para, a partir deles, pesquisar e conhecer melhor a temática proposta.

O projeto pode ser definido como o conjunto de atividades a serem desenvolvidas e receberá um nome relacionado ao tema proposto. Durante o desenvolvimento do projeto, os alunos utilizam as experiências e os recursos oferecidos pelas diversas áreas do conhecimento, das disciplinas que estão estudando naquele bimestre, semestre ou ano letivo, para proporcionar um sentido mais amplo ao tema proposto. Por isso, o assunto a ser escolhido pelos alunos tem de ser de grande interesse deles, já que será o propulsor da construção de novos conhecimentos nas demais disciplinas estudadas.

As atividades serão realizadas, tanto de forma coletiva como individual, sendo que os próprios alunos vão definir a forma como o trabalho serpa implementado. O prazo para conclusão do projeto varia conforme o grau de aprofundamento sobre o tema de estudos definido previamente. Mas, pode variar, também, de acordo com os resultados alcançados e com a motivação dos alunos para a continuidade, podendo ser encurtado ou alargado.

O projeto será avaliado de forma quantitativa e qualitativa, ao longo de seu desenvolvimento, e em sua conclusão. O resultado do trabalho deverá ser exposto, tanto para a própria classe quanto para a escola, ou mesmo fora dela, de modo que seja valorizado enquanto produção de conhecimento.

Vale destacar que a metodologia de projetos busca acabar com a apatia na escola e na sala de aula, incentivando a autonomia. Ao escolherem um tema e as estratégias para estudá-lo, os alunos se sentem mais motivados a buscar informações e a trabalhar com elas, de tal maneira que, com o tempo, essa prática se incorpore ao seu comportamento.

O trabalho com projetos transfere parcela da responsabilidade pela aprendizagem ao aluno, revertendo a excessiva centralização do ensino no professor. A aprendizagem passa a ser centrada no aluno, dando mais ênfase ao ato de aprender e menos ênfase ao ato de ensinar. Enfim, os projetos permitem ultrapassar os limites do ensino como simples transmissão de conhecimentos, passando a responsabilidade da construção do saber ao aluno, que poderá assumir o controle sobre sua aprendizagem. A nós professores caberá a função de coordenar e articular esse processo.

Aprimore seus conhecimentos. Leia as matérias abaixo:


Especialista: A atenção dos alunos se prende com boas atividades!
3 erros impraticáveis em sala de aula

Quer saber mais sobre o assunto? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!