Considerando que trabalhamos seguindo um calendário escolar, temos de planejar o projeto e orientar a ação dos alunos, de acordo com as previsões contidas nele, de forma que o projeto tenha começo, meio e fim. Segundo Elaine Battestin, professora do Curso a Distância CPT Metodologia de Projetos - Maior Eficiência no Ensino, "Esse final pode ser considerado um momento provisório, a partir do qual pode surgir um novo projeto, de forma que fique claro que o conhecimento não tem limites, e que a curiosidade e a criatividade não têm fim". Essa possibilidade de recomeço também tem um caráter de permitir um novo ciclo com ações em nível mais elaborado de compreensão dos conteúdos.
Um questionamento que normalmente vem à tona diz respeito à duração de um projeto, uma vez que a atuação do professor segue um calendário escolar e, portanto, pensar na possibilidade de se ter um projeto que não tem fim causa certa preocupação em termos de seu compromisso com os alunos de uma determinada turma. Nesse sentido, uma possibilidade seria pensar no desenvolvimento de um projeto que tenha começo, meio e fim, tratando esse fim como um momento provisório, ou seja, que a partir de um fim possam surgir novos começos.
A importância desse ciclo de ações é justamente que o professor possa criar momentos de sistematização dos conceitos, estratégias e procedimentos utilizados no desenvolvimento do projeto. A formalização pode propiciar a abertura para um novo ciclo de ações num nível mais elaborado de compreensão, dando, portanto, o formato de uma espiral ascendente, representando o mecanismo do processo de aprendizagem.
Primeira etapa: identificação do tema
Junto com os alunos, primeiramente, será feita a identificação da situação-problema que será trabalhada, ou seja, a definição do tema do projeto. Nessa fase, chamada de problematização, o problema será estudado e discutido, elaborando-se sua descrição e caracterização. Serão considerados os conhecimentos prévios dos alunos, suas expectativas, e os objetivos do grupo, de forma a se chegar à organização do projeto, por isso, é de extrema importância que o problema seja real, relacionado ao contexto de vida dos alunos.
Segunda etapa: desenvolvimento
A seguir, tem-se início a fase de desenvolvimento. Nessa etapa, serão estabelecidas quais as estratégias necessárias para que o grupo consiga atingir seus objetivos. Então, inicia-se a investigação e a produção, com a realização de pesquisas bibliográficas e de campo, entrevistas e debates, entre outras atividades, que vão variar conforme o tema do projeto.
Terceira etapa: síntese
Por fim, chega-se à fase de síntese. Nesse momento, os conceitos, valores e procedimentos construídos serão trabalhados de forma a torná-los algo palpável, tomando a forma de material escrito, apresentações em sala, relatórios, filmes, exposições, dramatizações, objetos, maquetes, entre outras atividades. Nessa fase, novos problemas a serem solucionados podem ser identificados, dando origem a novas aprendizagens.
É importante destacar que o professor deverá realizar a avaliação durante todas as etapas do projeto, de forma contínua, ao longo do processo e na obtenção do material final. Poderá ser feita, também, na forma de autoavaliação.
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Por Silvana Teixeira.
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