
A pedagogia de projetos, metodologia de projetos, trabalho com projetos ou ensino por projetos é uma maneira, dentre muitas, de fazer com que o aluno produza. Segundo Cardoso, no projeto, em vez de exercícios escolares, há problemas reais que precisam ser resolvidos e, além disso, obstáculos a serem ultrapassados, não individualmente, mas em conjunto. É essa cooperação mútua que integra a metodologia.
O projeto motiva os alunos, pois desafios, como alcançar metas, receber feedback positivo, obter êxito e satisfação pelo trabalho cumprido, estão muito além de aprender ou compreender. São esses aspectos que os motivam. O envolvimento cria as condições necessárias à autoavaliação, seja espontânea ou a pedido.
Entretanto, aplicar essa metodologia na sala de aula ainda é muito difícil. Para os profissionais da educação, buscar abordagens e orientações com o objetivo de melhorar os resultados do processo de ensino-aprendizagem é uma tarefa complicada. A limitação dos recursos disponíveis é, em geral, a maior justificativa para que se predomine a tradicional estratégia de ensino aplicada nas salas de aula: tentar passar os conteúdos, por meio de falas e textos escritos, de forma simples e linear.
Com isso, grande parte dos professores acaba tendo de contar com a boa vontade dos alunos para que os resultados sejam positivos, o que é uma situação bastante difícil, uma vez que a maioria dos alunos se sente enfadada e sem interesse em aprender a matéria, por não serem motivados a assimilar e absorver as informações que o professor tenta transmitir.
E, assim, a aula é construída: na tentativa de fazer os alunos prestarem atenção na aula, recebendo e armazenando as informações passadas, fazendo poucos questionamentos, para que a aula flua e o máximo de conteúdo seja abordado em curto espaço de tempo disponível.
É tentando contornar esse entrave que a metodologia de projetos se ajusta, com o objetivo de mudar essa situação e trazer novas abordagens de ensino para o dia a dia dos alunos.
Mas quais a etapas de um projeto pedagógico?
Para desenvolver um projeto, são necessárias três etapas, essenciais para a sua elaboração. São elas:
Primeira etapa
Junto aos alunos, primeiramente será feita a identificação da situação-problema que será trabalhada, ou seja, a definição do tema do projeto. Nessa fase, chamada de problematização, o problema será estudado e discutido, elaborando-se sua descrição e caracterização. Serão considerados os conhecimentos prévios dos alunos, suas expectativas, e os objetivos do grupo, de forma a se chegar à organização do projeto, por isso, é de extrema importância que o problema seja real, relacionado ao contexto de vida dos alunos.
Segunda etapa
A seguir, tem-se início a fase de desenvolvimento. Nessa etapa, serão estabelecidas quais as estratégias necessárias para que o grupo consiga atingir seus objetivos. Então, inicia-se a investigação e a produção, com a realização de pesquisas bibliográficas e de campo, entrevistas e debates, entre outras atividades, que vão variar conforme o tema do projeto.
Terceira etapa
Por fim, chega-se à fase de síntese. Nesse momento, os conceitos, valores e procedimentos construídos serão trabalhados de forma a torná-los algo palpável, tomando a forma de material escrito, apresentações em sala, relatórios, filmes, exposições, dramatizações, objetos, maquetes, entre outras atividades. Nessa fase, novos problemas a serem solucionados podem ser identificados, dando origem a novas aprendizagens.
É importante destacar que o professor deverá realizar a avaliação durante todas as etapas do projeto, de forma contínua, ao longo do processo e na obtenção do material final. Poderá ser feita, também, na forma de autoavaliação.
Por Andréa Oliveira.
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