O trabalho em grupo é uma metodologia de ensino na qual os alunos trabalham autonomamente, pesquisando e elaborando o conhecimento em equipe. Entretanto, para que esse tipo de atividade seja possível, o professor deve ser bastante objetivo, imprimindo uma dinâmica na aula, que permita a participação dos alunos sem que o objetivo da aula se perca e sem que se perca o tempo precioso. Por isso o processo deve ser conduzido com naturalidade, rapidez e objetividade.
“É importante destacar que, essa metodologia de ensino em grupo dificilmente funcionará, se a aula for mal preparada. Dessa forma, para motivar a participação, o professor deve trabalhar sua aula da melhor maneira possível, considerando aspectos didáticos variados, que podem propiciar uma aprendizagem mais significativa”, afirma o professor Per Christian Braathen, do Curso Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Algumas precondições devem ser atendidas para que a aprendizagem seja significativa:
1.O professor deverá direcionar a atenção da turma para o conteúdo, contextualizando-o com conhecimentos anteriores e a experiência de vida dos estudantes.
2.Deverá criar um ambiente favorável à aprendizagem, cordial e respeitoso, que valorize o conhecimento.
3.Deverá, inicialmente, criar expectativas sobre o que será abordado, fazendo, por exemplo, um quadro com os tópicos a serem trabalhados na aula.
4.Depois, durante a aula, deve se assegurar que os alunos processem cognitivamente a matéria. Isso pode ser conseguido com recursos didáticos adequados e pelo uso da aula dialogada, na qual o professor questiona seus alunos e incentiva-os a serem questionadores.
5.Para terminar, o professor deverá sempre fazer uma finalização adequada para a aula, de forma a garantir o melhor aproveitamento possível da aula.
Enfim, são muitas as formas de trabalhar a aprendizagem cooperativa em sala de aula.
O trabalho em grupo com o objetivo de promover a aprendizagem cooperativa, normalmente, é proposto em situações mais formais de trabalho na sala de aula. Uma pesquisa, um trabalho escrito ou uma apresentação são propostos com objetivos de levar os alunos a aprenderem algo e serem avaliados.
Porém, o trabalho em grupo não precisa ser necessariamente usado somente nessas situações de avaliação. Atividades cooperativas podem ser incorporadas à rotina de trabalho na sala de aula, buscando potencializar o aprendizado de qualquer conteúdo.
Atividades em equipes em sala de aula:
Peça a turma para formar grupos de 2-4 e escolher um para tomar notas. Dê às equipes de 30 segundos a 5 minutos ou mais, para:
-Relembrar material anterior;
-Responder uma pergunta;
-Começar a solução de um problema;
-Trabalhar o próximo passo de uma revisão;
-Pensar num exemplo de aplicação;
-Descobrir por que um dado resultado pode estar errado;
-Fazer uma tempestade cerebral para gerar perguntas (a meta é quantidade, não qualidade);
-Gerar uma pergunta;
-Resumir uma aula.
Por fim, recolha algumas ou todas as respostas.
Essa atividade funciona para qualquer nível ou tamanho de turma.
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Por Andréa Oliveira.
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Comentários
Joao Zanutti Rossi
4 de fev. de 2024Artigo simples e objetivo, Obrigado
Resposta do Portal Cursos CPT
5 de fev. de 2024Olá, Joao Zanutti Rossi! Como vai?
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