WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Língua e Linguagem: como definir esses dois conceitos?

A linguagem humana é única quando comparada com outras formas de comunicação. Ela permite aos seres humanos produzirem um conjunto infinito de enunciados, a partir de um conjunto finito de elementos

Língua e Linguagem: como definir esses dois conceitos?   Artigos Cursos CPT

 

Como definir língua e linguagem? Simples: sempre que se fala em texto ou linguagem, normalmente, pensa-se em um texto escrito ou falado e em linguagem verbal, isto é, na capacidade humana ligada ao pensamento que se concretiza numa determinada língua e se manifesta por palavras, embora existam outros tipos de linguagens.

“A linguagem humana é única quando comparada com outras formas de comunicação, por exemplo, aquelas usadas por animais. Ela permite aos seres humanos produzirem um conjunto infinito de enunciados, a partir de um conjunto finito de elementos”, afirma Prof.ª Rozimar Gomes da Silva Ferreira, do Curso CPT Português para o Dia a Dia.

Os símbolos e as regras gramaticais de qualquer tipo de linguagem são em grande parte arbitrários. Por isso que o sistema só pode ser adquirido por meio da interação social. Os sistemas conhecidos de comunicação utilizados por animais, por outro lado, só podem expressar um número finito de enunciados que são, na sua maioria, transmitidos geneticamente. A linguagem humana é também exclusiva, por apresentar estrutura complexa, projetada para atender a uma grande quantidade de funções (bem mais do que qualquer outro tipo de sistema de comunicação).

As línguas humanas, por sua vez, também chamadas de línguas naturais, têm a linguística como a ciência responsável por estudá-las. Nas línguas naturais, o progresso ocorreu com as pessoas, inicialmente, falando, depois inventando um sistema de escrita e, em seguida, gramaticalizando a língua, buscando entendê-la e explicá-la.

Língua é um código formado por signos (palavras) e leis combinatórias por meio do qual as pessoas se comunicam e interagem entre si. As línguas vivem, morrem, misturam-se, mudam de um lugar para outro e modificam-se, também, com o passar do tempo. Caso a língua deixe de mudar ou de se desenvolver, é considerada língua morta. Já, a língua que está em mudança constante é conhecida como língua viva ou linguagem moderna. Assim, o maior desafio para o falante de uma língua estrangeira é permanecer em constante contato com ela, para acompanhar as suas mudanças.

Aumente seus conhecimentos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Em qualquer região do país, a língua portuguesa é invariável. Certo ou errado?
- Se não é por via oral não é linguagem. Certo ou errado?

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!