Dentro de um novo contexto da importância da tecnologia educacional, o computador passa a despontar como forma de contribuir no processo de ensino e aprendizagem.
Para crianças e adolescentes, e também para os adultos, a informática abriu um horizonte extraordinário para o convívio, a cooperação, o lazer e a disseminação de informações. No cotidiano das pessoas, a informática facilita a vida, aumenta a produtividade no trabalho, melhora a comunicação e o acesso à informação.
Na década de 80, dentro de um novo contexto da importância da tecnologia educacional, em vez da televisão, videocassete, entre outros que eram utilizados anteriormente, passa o computador a despontar como forma de contribuir no processo de ensino e aprendizagem. A partir de então, foi desenvolvida a Política de Informática Educativa (PIE).
A PIE buscou formas de inserir o computador no processo de educação, investindo, assim, na ideia de que esse recurso poderia garantir um ensino de qualidade. Mais tarde, com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional, criado em 1997, com o intuito de promover o uso pedagógico de Tecnologias de Informática e Comunicações (TICs) na rede pública de ensino fundamental e médio, levou-se às escolas, além de computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Mas os estados, Distrito Federal e municípios devem primeiro garantir a estrutura adequada para receber esses equipamentos e capacitar os educadores para uso das máquinas e tecnologias.
O desenvolvimento físico, moral, intelectual e a integração social são os principais objetivos educacionais. A respeito dessa interação, pode-se concluir que os hábitos, as atitudes e os comportamentos do grupo, ou de uma sociedade, precisam ser ensinados, e a tecnologia e o uso de computadores fazem parte da vida de grande parcela da população; por isso, a presença desse recurso nas escolas é fundamental. O uso da tecnologia, constantemente, faz com que ela não seja mais assim considerada, pois se torna algo corriqueiro, incorpora-se aos conhecimentos e habilidades.
O objetivo de se inserir a informática na escola é formar integralmente seus alunos, fazer com que aprendam e utilizem esses conhecimentos em suas vidas.
O objetivo de se inserir a informática na escola não é modernizar o ensino, pois a escola tem como finalidade formar integralmente seus alunos, fazer com que aprendam e utilizem esses conhecimentos em suas vidas. Portanto, o computador e as tecnologias da informação e comunicação facilitam, auxiliam e promovem novas aprendizagens e formas de conhecimento. Os computadores só causam mudanças na educação se os professores se apropriarem dessa ferramenta, de seu uso, de seus recursos, integrando-os a todos os outros recursos de que dispõem, como livros e giz, além, é lógico, dos recursos humanos.
Não podemos reduzir esses recursos em um fim em si mesmo, ou seja, simplesmente saber usar um computador. Na verdade, eles são ferramentas para se transformar o ensino, porém a diferença fundamental está em quem e para que se utiliza tais tecnologias.
E como os professores podem usar a informática em seu trabalho?
É a partir dessa pergunta que o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Uso da Informática na Educação – Fundamental e Médio”. Nele pretende-se mostrar aos profissionais da educação que a informática é uma ferramenta de trabalho do professor, para melhorar a qualidade das aulas e a aquisição de habilidades, visando orientar os alunos em atividades que utilizam a informática na rotina educacional.
Para isso são abordados assuntos como: tecnologias da informação e da comunicação, implicações metodológicas da informática na educação, formação do professor para uso da informática, recursos office e on-line, laboratório de informática, sala integrada e avaliação. Nele você receberá informações das professoras Daphne Holzer Velihovetchi e Finkla Holzer Velihovetchi, que são educadoras, especialistas em educação a distância e em tecnologia da informação e comunicação aplicadas à educação.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
A informática é um elemento presente em todas as áreas da nossa vida. Seja no trabalho, seja na diversão, na vida profissional ou na vida particular. E como não poderia deixar de ser, se transformou em uma ferramenta de trabalho de grande valor na educação.
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Comentários
Maria Celia De Jesus
9 de abr. de 2013Há tempos eu estava procurando um curso como este,pois me aposentei como professora e gostaria de prestar algum serviço nesta para meus colegas professores. Gostaria de obter mais informações pois deve ser curso muito produtivo.
Resposta do Portal Cursos CPT
10 de abr. de 2013Olá, Maria Celia!
Agradecemos sua visita e seu comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato com você.
Atenciosamente,
Natália Parzanini Brum