WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Gestão da sala de aula refere-se à administração de procedimentos rotineiros

A gestão da sala de aula e de escolas tem o objetivo de encorajar o estudante e de estabelecer seu autocontrole, por meio da promoção de realizações e comportamentos positivos do aluno

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2406/m-sala-aula.jpg

A gestão dos procedimentos rotineiros, se mal elaborados, executados e monitorados levam a maus resultados no processo de ensino-aprendizagem.

Quem busca estudar ou encontrar mecanismos de gerenciar e monitorar uma sala de aula vive uma situação recorrente, ainda que não-predominante, nas escolas do Brasil e de diversas partes do mundo: possui na sala de aula alunos com dificuldades de aprendizagem, por falta de incentivo familiar ou escolar; com problemas psíquicos, psicológicos e mesmo físicos. Há alunos com autoestima em baixa; oprimidos e apáticos; fechados em si mesmos e com dificuldade de relacionamento com os colegas e professores; hiperativos; indisciplinados, agressivos e mesmo violentos.

Diante dessa lembrança, o professor já deve estar se familiarizando com a necessidade de trilhar o caminho para as mudanças que dependem muito dele e de sua boa vontade em começar a buscar soluções para a sua prática, conhecendo seus alunos. São muitos os fatores que dificultam a busca por melhores resultados na educação formal, estando entre os principais a falta de conhecimento das estratégias de gestão da sala de aula.

Especialistas da área de educação enfatizam que a gestão da sala de aula e a gestão de escolas têm o objetivo de encorajar o estudante e de estabelecer seu autocontrole por meio de um processo de promoção de realizações e comportamentos positivos do aluno. Nesse sentido, realizações acadêmicas, comportamento e eficácia docente, a serviço do fazer docente e discente, estão diretamente ligados ao conceito de gestão da sala de aula e de escolas.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2406/m-gestao-sala-aula.JPG

A gestão tem o objetivo de encorajar o estudante e de estabelecer seu autocontrole.

Obviamente, as terminologias variam na área, de modo que a gestão da sala de aula concentra-se em três componentes principais: gestão do conteúdo (previsto, flexibilizado e adaptado no planejamento), gestão da conduta (ou comportamento e maneira de ser) e gestão de consenso (relações interpessoais e comunicação grupal). Cada um desses parâmetros é conceituado e apresentado com detalhes por meio de uma lista de elementos a serem observados em práticas de ensino efetivas. Estudos demonstram que a maior parte dos problemas disciplinares em sala de aula tem um impacto significativo sobre a eficácia do ensino e da aprendizagem.

Consequentemente, professores que enfrentam tais problemas não conseguem planejar e esquematizar tarefas instrucionais adequadas e não deixam de negligenciar variedade nos planos de aula, enquanto os alunos são raramente incitados a discutir ou avaliar as matérias que estão aprendendo, além de não terem a compreensão ou estudo individual monitorado regularmente. Contudo, habilidades gerenciais e organizacionais consistentes e adequadas têm sido identificadas como controladoras de problemas disciplinares.

Assim, com o propósito de esboçar minuciosamente a gestão da sala de aula, abordando os vários aspectos inerentes à temática, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Gestão da sala de aula”, no qual você receberá informações da professora Rozimar Gomes da Silva Ferreira, especialista em supervisão escolar, mestra em letras, com grande experiência em coordenação escolar e em gestão de sala de aula.

Certos de que esse é um dos espaços mais relevantes no contexto educacional,  ainda que a sala de aula transcenda o espaço de quatro paredes, estendendo-se à educação virtual, a distância, voltamo-nos ao objetivo maior desse processo que é a construção de conhecimento.

https://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia2406/m-escola.jpg

Gerenciar sala de aula não diz respeito apenas à disciplina das turmas, mas também, à gestão dos procedimentos rotineiros.

No curso são abordados assuntos como: o professor gestor; importância da boa gestão da sala de aula; formas de gerenciar com eficiência e eficácia; funções docente, investigadora e gestora que competem ao professor na sua atuação diária; o papel de liderança do professor; relações interpessoais e comunicação grupal; planejamento de aulas; como melhorar o desempenho dos alunos; administração de conflitos; indisciplina escolar; e avaliação da gestão.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

Gerenciar sala de aula não diz respeito apenas à disciplina das turmas, que, sem dúvida, é um problema crítico. Diz respeito, também, à gestão dos procedimentos rotineiros que, se mal elaborados, executados e monitorados levam a maus resultados no processo de ensino-aprendizagem.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

valdnelia Carvalho

6 de jun de 2018

Interessante o conteúdo

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de jun de 2018

Boa tarde valdnelia Carvalho,

Que bom que gostou da nossa matéria, agradecemos pelo comentário.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

cristina carneiro

23 de mar de 2013

Incrível!! Adorei essa possibilidade de estar ciente e dotada de habilidades tão necessárias na sala de aula, e com isso levar aos coordenadores e diretores de escolas particulares municipais e estaduais. Inclusive de distritos, povoados, cidades pequenas e até mesmo cursos de idiomas. Por tanto quero deixar meus parabéns!! Para esse instituto ou curso a distância e dizer que fui grandemente enriquecida, e instigada a aprender, e então poder dar o melhor de mim. E enfatizando em especial uma classe muito ou não muito comum [dependendo do ponto de vista moral do contexto]. Eu que sou caloura nesta área. Que DEUS os abençoes ricamente com sabedoria e graça para que pessoas carentes e autodidatas como eu sejam beneficiadas com este presente (Didático) digamos assim. ATT Cristina Carneiro PROFESSORA DE ESPANHOL "ATIVISTA DOS DIREITOS HUMANOS"

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mar de 2013

Olá, Cristina!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos muito felizes com seu comentário.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!