WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Filosofia patrística: o que pregava Santo Agostinho?

O esforço do filósofo de Santo Agostinho deu-se no sentido de dar ao conflito entre fé e razão uma espécie de harmonia

Filosofia patrística: o que pregava Santo Agostinho?   Artigos Cursos CPT

 

Agostinho nasceu em Hipona na Tunísia. Depois de uma vida pagã, mudou-se para Roma e dedicou-se à vida eclesiástica, tornando-se Santo Agostinho. O esforço do filósofo deu-se no sentido de dar ao conflito fé e razão uma espécie de harmonia.

O autor situa-se no período da chamada filosofia patrística, quando os padres medievais, fundados nas epístolas apostólicas, rechaçavam a legitimidade da razão em nome da fé”, afirma Prof. Dr. Fábio L. R. Simão, do Curso CPT Fundamentos da Filosofia.

Hegemônicos, os patrísticos não tinham maiores dificuldades para sustentar suas argumentações. Através das chamadas disputas, eles propunham que quaisquer conflitos entre fé e razão deveriam ser resolvidos a partir da observância às sagradas escrituras.

Santo Agostinho posiciona-se um pouco distante dessa forma inflexível dos patrísticos. Para o filósofo de Hipona, fé e razão poderiam ter uma relação harmônica; aliás, segundo ele, só iluminada pela fé haveria a verdadeira razão, e, quanto mais a razão indagasse, mais alcançaria as verdades que a fé já sugerira.

No seu sermão 43, Santo Agostinho resume essa ideia quando afirma que a crença permite a compreensão e compreender faz crer melhor. COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia: Ser, Saber e Fazer. São Paulo: Saraiva, 1996, p.

Assim, a compreensão (razão) fortalece a crença (fé) e esta ilumina aquela, porque lhe impõe caminhos e questionamentos, a fim de legitimar-se. Uma relação harmoniosa, como dissemos.

Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de Ensino.

Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!