Para que seus alunos possam planejar e administrar o próprio estudo, proponha a eles que reflitam sobre a seguinte ponderação: "será que quando estudo eu estou realmente aprendendo ou a maior parte do tempo eu estou esperando o tempo passar, pensando em outras coisas?". Peça para que se perguntem se passam mais tempo listando o que precisa ser estudado do que estudando de verdade. E para aqueles que reclamam do baixo rendimento do estudo, peça a seguinte reflexão: "será que estou estudando de verdade ou simplesmente passando a limpo a matéria anotada em sala de aula, sem prestar atenção?".
Segundo Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Ensino - Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais, “Esses questionamentos devem ser feitos no sentido de levar o aluno a perceber se, na verdade, está simplesmente rodeando o conteúdo, enquanto o tempo passa, sem se aprofundar no estudo, o que é muito comum”.
Elementos básicos do estudo
a) Tempo
Oriente seus alunos a planejarem o estudo a ser cumprido nos períodos reservados para tal ao longo da semana, do mês e do semestre, garantindo o tempo necessário para cada disciplina estudada.
b) Descanso
Defenda a necessidade do descanso, que é, realmente, indispensável. Mas, alerte a todos que períodos frequentes de descanso e pouco tempo de estudo não é a solução. É preciso descansar quando se está cansado e não quando se está entediado com a atividade. É preciso entender, que toda a atividade tem seu momento entediante, seja o trabalho ou o estudo. O segredo para vencer o tédio é ter objetivos claros para o que está sendo feito: “estou estudando agora, para não ter de ficar em recuperação durante as férias – estou estudando porque preciso aprender”. E, ao contrário do que possa parecer, o tédio aumenta ainda mais com frequentes paradas para descanso, que desviam a atenção, desconcentram, diminuindo o ritmo e o progresso do estudo. O melhor é “pegar firme”, para aprender mais e se liberar para outras atividades mais cedo.
c) O mais difícil primeiro
Aconselhe a turma a dar prioridade absoluta às atividades de maior importância e que sejam mais difíceis, ou seja, nunca deixar para o depois a parte mais complicada do conteúdo. O ideal é enfrentar logo a matéria mais espinhosa no momento inicial, quando quem estuda está descansado. Os conteúdos que demandam estudo mais cuidadoso e atenção especial devem ser trabalhados primeiro.
d) Entender realmente
Não há nada pior do que estudar uma coisa que não foi entendida. O aluno fica revendo o texto escrito mecanicamente e fazendo o mesmo exercício seguidas vezes. Depois de boas horas nesse processo, está cansado e, pior, frustra-se com o resultado da avaliação. Oriente seus alunos a entenderem realmente o que estão estudando. Se não for possível buscar uma nova explicação ou tirar dúvidas com o professor, um monitor ou mesmo um amigo, o mais aconselhável é consultar um livro da bibliografia recomendada, ou então discutir com um colega de classe. O aluno precisa se convencer de que a pergunta é o primeiro passo para se aprender algo.
e) Utilidade do conhecimento
Trabalhe para que seus alunos tenham em mente que entender é essencial, mas dar utilidade ao conhecimento corresponde ao nível mais alto da aprendizagem. Por isso, não só o professor pode tentar contextualizar e tornar mais concreta a informação, mas o próprio aluno deve buscar a contextualização e a aplicação do conhecimento que está buscando. Não há dúvidas de que fazer exercícios práticos ajuda muito a testar o aprendizado.
f) Exercícios
Em qualquer disciplina, a tendência da maioria dos alunos é: ou fugir dos exercícios ou fazê-los mecanicamente, repetindo fórmulas, sem pensar no que está sendo feito. Você deve trabalhar a sua disciplina, abordando o conteúdo de forma que os alunos não apenas façam atividades, mas pensem
no que estão fazendo. A todo fenômeno observado, corresponde uma explicação teórica. Um exercício deve ser formulado pelo professor e resolvido pelo aluno pensando que, em qualquer disciplina, o estudo deve ser desenvolvido com base na combinação entre observação, experimentação e explicação. Incentive a turma também a não apenas refazer os exemplos apresentados pelo professor, mas também a procurar novos exemplos. Incentive os alunos, ainda, a pedirem a sua opinião, como professor, sobre os exercícios que estão fazendo, discutindo as soluções encontradas.
g) Fechamento
Uma boa forma de fechar o estudo de um dado conteúdo é escrever por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tema, em uma verdadeira tempestade de ideias sobre o assunto estudado. Peça para que deixem fluir o pensamento, escrevendo sem se preocupar muito com pontuação ou a lógica do texto, colocando no papel uma síntese sobre o que foi estudado.
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Por Silvana Teixeira.
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Comentários
alexandre aurelio da silva
8 de mar. de 2017BOM DIA AOS COORDENADORES DO CURSO CPT; ESTOU GRADUANDO EM GEOGRAFIA PELA IFPE E QUERO RECEBE NOTICIAS E PESQUISAS DE SUA INSTITUIÇÃO COMO MIM DESENVOLVER EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS QUANDO COMEÇAR O MEU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR DA GRADUAÇÃO QUE ESTOU FAZENDO. FICO MUITO GRATO PELA ATENÇÃO DE TODOS.
Resposta do Portal Cursos CPT
9 de mar. de 2017Olá Alexandre,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre gestão de sala de aula, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos