Estratégias para os alunos estudarem melhor

Para que seus alunos possam planejar e administrar o próprio estudo, proponha que pensem sobre a seguinte ponderação: quando estudo, estou realmente aprendendo ou só esperando o tempo passar?

Estratégias para os alunos estudarem melhor


 

Para que seus alunos possam planejar e administrar o próprio estudo, proponha a eles que reflitam sobre a seguinte ponderação: "será que quando estudo eu estou realmente aprendendo ou a maior parte do tempo eu estou esperando o tempo passar, pensando em outras coisas?". Peça para que se perguntem se passam mais tempo listando o que precisa ser estudado do que estudando de verdade. E para aqueles que reclamam do baixo rendimento do estudo, peça a seguinte reflexão: "será que estou estudando de verdade ou simplesmente passando a limpo a matéria anotada em sala de aula, sem prestar atenção?".

Segundo Dr. Per Christian Braathen, professor do Curso a Distância CPT Estratégias de Ensino - Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais, em Livro+DVD e Curso Online, “Esses questionamentos devem ser feitos no sentido de levar o aluno a perceber se, na verdade, está simplesmente rodeando o conteúdo, enquanto o tempo passa, sem se aprofundar no estudo, o que é muito comum”.

Elementos básicos do estudo



a) Tempo
Oriente seus alunos a planejarem o estudo a ser cumprido nos períodos reservados para tal ao longo da semana, do mês e do semestre, garantindo o tempo necessário para cada disciplina estudada.

b) Descanso
Defenda a necessidade do descanso, que é, realmente, indispensável. Mas, alerte a todos que períodos frequentes de descanso e pouco tempo de estudo não é a solução. É preciso descansar quando se está cansado e não quando se está entediado com a atividade. É preciso entender, que toda a atividade tem seu momento entediante, seja o trabalho ou o estudo. O segredo para vencer o tédio é ter objetivos claros para o que está sendo feito: “estou estudando agora, para não ter de ficar em recuperação durante as férias – estou estudando porque preciso aprender”. E, ao contrário do que possa parecer, o tédio aumenta ainda mais com frequentes paradas para descanso, que desviam a atenção, desconcentram, diminuindo o ritmo e o progresso do estudo. O melhor é “pegar firme”, para aprender mais e se liberar para outras atividades mais cedo.

c) O mais difícil primeiro
Aconselhe a turma a dar prioridade absoluta às atividades de maior importância e que sejam mais difíceis, ou seja, nunca deixar para o depois a parte mais complicada do conteúdo. O ideal é enfrentar logo a matéria mais espinhosa no momento inicial, quando quem estuda está descansado. Os conteúdos que demandam estudo mais cuidadoso e atenção especial devem ser trabalhados primeiro.

d) Entender realmente
Não há nada pior do que estudar uma coisa que não foi entendida. O aluno fica revendo o texto escrito mecanicamente e fazendo o mesmo exercício seguidas vezes. Depois de boas horas nesse processo, está cansado e, pior, frustra-se com o resultado da avaliação. Oriente seus alunos a entenderem realmente o que estão estudando. Se não for possível buscar uma nova explicação ou tirar dúvidas com o professor, um monitor ou mesmo um amigo, o mais aconselhável é consultar um livro da bibliografia recomendada, ou então discutir com um colega de classe. O aluno precisa se convencer de que a pergunta é o primeiro passo para se aprender algo.

e) Utilidade do conhecimento
Trabalhe para que seus alunos tenham em mente que entender é essencial, mas dar utilidade ao conhecimento corresponde ao nível mais alto da aprendizagem. Por isso, não só o professor pode tentar contextualizar e tornar mais concreta a informação, mas o próprio aluno deve buscar a contextualização e a aplicação do conhecimento que está buscando. Não há dúvidas de que fazer exercícios práticos ajuda muito a testar o aprendizado.

f) Exercícios
Em qualquer disciplina, a tendência da maioria dos alunos é: ou fugir dos exercícios ou fazê-los mecanicamente, repetindo fórmulas, sem pensar no que está sendo feito. Você deve trabalhar a sua disciplina, abordando o conteúdo de forma que os alunos não apenas façam atividades, mas pensem
no que estão fazendo. A todo fenômeno observado, corresponde uma explicação teórica. Um exercício deve ser formulado pelo professor e resolvido pelo aluno pensando que, em qualquer disciplina, o estudo deve ser desenvolvido com base na combinação entre observação, experimentação e explicação. Incentive a turma também a não apenas refazer os exemplos apresentados pelo professor, mas também a procurar novos exemplos. Incentive os alunos, ainda, a pedirem a sua opinião, como professor, sobre os exercícios que estão fazendo, discutindo as soluções encontradas.

g) Fechamento
Uma boa forma de fechar o estudo de um dado conteúdo é escrever por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tema, em uma verdadeira tempestade de ideias sobre o assunto estudado. Peça para que deixem fluir o pensamento, escrevendo sem se preocupar muito com pontuação ou a lógica do texto, colocando no papel uma síntese sobre o que foi estudado.

Conheça os Cursos a Distância CPT, em Livros+DVDs e Cursos Online, da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

 

Salvar

Salvar

Cursos Relacionados

Curso Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos Curso Metodologia de Ensino Aplicada a Grupos

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Metodologia de Ensino Individual Curso Metodologia de Ensino Individual

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais
Curso Estratégias de Ensino - Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais Curso Estratégias de Ensino - Como Fazer Seus Alunos Aprenderem Mais

Com Prof. Dr. Per Christian

R$ 338,00 à vista ou em até 10x de R$ 33,80 sem juros no cartão + frete

Saiba mais

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

alexandre aurelio da silva

8 de mar de 2017

BOM DIA AOS COORDENADORES DO CURSO CPT; ESTOU GRADUANDO EM GEOGRAFIA PELA IFPE E QUERO RECEBE NOTICIAS E PESQUISAS DE SUA INSTITUIÇÃO COMO MIM DESENVOLVER EM SALA DE AULA COM OS ALUNOS QUANDO COMEÇAR O MEU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO CURRICULAR DA GRADUAÇÃO QUE ESTOU FAZENDO. FICO MUITO GRATO PELA ATENÇÃO DE TODOS.

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de abr de 2017

Olá Alexandre,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre gestão de sala de aula, cadastramos seu e-mail para receber nosso boletim informativo.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Outros artigos relacionados à área Metodologia de Ensino

Últimos

Mais Lidos

Atendimento Online
Quer Facilidade