A aprendizagem é um processo com características particulares em cada pessoa, relacionada aos estilos de aprendizagem
As características do processo de aprendizagem estão relacionadas diretamente à maneira como ele ocorre. O conhecimento é constituído na interação como os meios físicos e social, num processo que depende das condições do aprendiz e das condições do meio.
Jean Piaget e Lev Semenovich Vigotsky, dois grandes estudiosos da educação, desenvolveram teorias sobre a aprendizagem, de grande importância. Piaget defende o construtivismo cognitivo, segundo o qual o aprendizado decorre do desenvolvimento de processos mentais amplamente relacionados com a realidade do aprendiz. Na visão piagetiana, o desenvolvimento desses processos é fundamental e o estudioso o chama de construção do conhecimento. As visões dos dois estudiosos, se complementam e levam a concluir que a construção do conhecimento depende tanto das condições do aprendiz, como das condições do meio. Além disso, a aprendizagem deve ser encarada como um processo dinâmico, no qual a participação ativa do aprendiz é fundamental. Nesse contexto, Vigotsky propõe o construtivismo social, que consiste no fato de o indivíduo desenvolver suas capacidades cognitivas a partir das interações que mantém com a comunidade onde vive.
Percebe-se, então, que o caráter social da aprendizagem depende da interação, da mesma maneira que fica claro que o processo de aprendizagem ocorre de forma diferenciada para cada pessoa. É individual e, de certa maneira, imprevisível. É idiossincrático, ou seja, particular de cada pessoa. O interesse nesta palavra, idiossincrático, é que ela revela um significado bastante amplo, útil para o entendimento da individualidade no processo de aprendizagem: diz respeito à idiossincrasia, que é a disposição do temperamento de cada indivíduo, da sensibilidade de cada um e que faz com que cada pessoa reaja de uma maneira muito pessoal a cada situação.
Isso mostra que a ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente.
Se a construção de conhecimento é um processo individual, conclui-se, então, que o professor pode ter dificuldade em causar diretamente a aprendizagem nos seus estudantes, embora tenha um importante papel a desempenhar nesse processo.
Saiba mais sobre a Metodologia de ensino individual, acessando os seguintes tópicos:
Ensino individual - Fatores que influenciam a individualidade do processo de aprendizagem
Ensino individual - O ensino centrado no aluno
Ensino individual - Autonomia em sala de aula
Ensino individual - Características das atividades de ensino individualizado
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Por: Paula Tibúrcio
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Comentários
Anela Yavira Nicaleque
16 de nov. de 2014Gostei do texto, visto que ele foca assuntos pertinentes e de grande discussão na educação. Por que uma das formas de melhorar a educação e estimulando a livre expressão das crianças na sala de aula para tornar o ensino mais ativo.
Resposta do Portal Cursos CPT
17 de nov. de 2014Olá, Anela!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre Ensino Envidual de Aprendizagem.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos