WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Ensino individual - Processo de aprendizagem

O caráter social da aprendizagem depende da interação, da mesma maneira que o processo de aprendizagem ocorre de forma diferenciada para cada pessoa

A aprendizagem é um processo com características particulares em cada pessoa, relacionada aos estilos de aprendizagem

A aprendizagem é um processo com características particulares em cada pessoa, relacionada aos estilos de aprendizagem

As características do processo de aprendizagem estão relacionadas diretamente à maneira como ele ocorre. O conhecimento é constituído na interação como os meios físicos e social, num processo que depende das condições do aprendiz e das condições do meio.

Jean Piaget e Lev Semenovich Vigotsky, dois grandes estudiosos da educação, desenvolveram teorias sobre a aprendizagem, de grande importância. Piaget defende o construtivismo cognitivo, segundo o qual o aprendizado decorre do desenvolvimento de processos mentais amplamente relacionados com a realidade do aprendiz. Na visão piagetiana, o desenvolvimento desses processos é fundamental e o estudioso o chama de construção do conhecimento. As visões dos dois estudiosos, se complementam e levam a concluir que a construção do conhecimento depende tanto das condições do aprendiz, como das condições do meio. Além disso, a aprendizagem deve ser encarada como um processo dinâmico, no qual a participação ativa do aprendiz é fundamental. Nesse contexto, Vigotsky propõe o construtivismo social, que consiste no fato de o indivíduo desenvolver suas capacidades cognitivas a partir das interações que mantém com a comunidade onde vive.

Percebe-se, então, que o caráter social da aprendizagem depende da interação, da mesma maneira que fica claro que o processo de aprendizagem ocorre de forma diferenciada para cada pessoa. É  individual e, de certa maneira, imprevisível. É idiossincrático, ou seja, particular de cada pessoa. O interesse nesta palavra, idiossincrático, é que ela revela um significado bastante amplo, útil para o entendimento da individualidade no processo de aprendizagem: diz respeito à idiossincrasia, que é a disposição do temperamento de cada indivíduo, da sensibilidade de cada um e que faz com que cada pessoa reaja de uma maneira muito pessoal a cada situação.

Isso mostra que a ideia fundamental na teoria construtivista é de que o processo de construção do conhecimento é feito pelo aprendiz e não causado por outro agente.

Se a construção de conhecimento é um processo individual, conclui-se, então, que o professor pode ter dificuldade em causar diretamente a aprendizagem nos seus estudantes, embora tenha um importante papel a desempenhar nesse processo.

Saiba mais sobre a Metodologia de ensino individual, acessando os seguintes tópicos:

Ensino individual - Fatores que influenciam a individualidade do processo de aprendizagem

Ensino individual - O ensino centrado no aluno

Ensino individual - Autonomia em sala de aula

Ensino individual - Características das atividades de ensino individualizado

Saiba mais informações, acessando o Curso Metodologia de Ensino Individual

Por: Paula Tibúrcio

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Anela Yavira Nicaleque

16 de nov de 2014

Gostei do texto, visto que ele foca assuntos pertinentes e de grande discussão na educação. Por que uma das formas de melhorar a educação e estimulando a livre expressão das crianças na sala de aula para tornar o ensino mais ativo.

Resposta do Portal Cursos CPT

17 de nov de 2014

Olá, Anela!

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.

Ficamos felizes que tenha gostado do nosso artigo sobre Ensino Envidual de Aprendizagem.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!