Para que seja funcional em termos de aprendizagem, um módulo deverá ter a seguinte estrutura básica:
-Uma clara definição dos objetivos;
-Apresentação dos pré-requisitos necessários para o desenvolvimento do conteúdo do módulo a ser trabalhado;
-Uma pré-avaliação, visando verificar o nível de conhecimento do aluno sobre o conteúdo desses pré-requisitos e do conteúdo a ser trabalhado;
-As atividades de ensino, nas quais estão englobados os conteúdos propostos para o módulo;
-Uma pós-avaliação, que é uma avaliação a ser feita após o estudo do conteúdo do módulo;
-Uma seção de atividades extras, que serão desenvolvidas pelos alunos que tiveram uma pós-avaliação negativa.
Além dessa estrutura básica, alguns outros detalhes merecem atenção quanto à forma como deve ser formatada uma atividade com ensino por módulos, a começar pelos objetivos, que deverão estar muito claros para os estudantes. É fundamental estabelecer objetivos, inclusive discutindo-os com os alunos, de tal forma que fique claro onde se quer chegar com a atividade.
Ter objetivos instrucionais bem claros é de grande importância no ensino de qualquer conteúdo, pois, conscientes desses objetivos, os alunos saberão o que se espera deles ao final do estudo de cada módulo e do conjunto dos módulos.
Se estes objetivos não são claros, todo o desenvolvimento da atividade poderá ser prejudicado. Por exemplo: em determinadas situações, um aluno gasta muito tempo e energia com elementos de menor importância, quanto ao aprendizado de um dado conteúdo, justamente por falta de um bom direcionamento.
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Por Andréa Oliveira.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o ensino individual por módulos:
A pré e a pós-avaliação nos módulos
Como funciona o método do ensino individual por módulos
Como se desenvolvem os módulos
O mínimo de intervenção do professor
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