A lista de pré-requisitos é que indica quais os conhecimentos ou habilidades o estudante já deverá estar dominando antes de dar início a desenvolvimento daquele programa de estudos por módulos. Entretanto, esta lista deve ser elaborada de tal forma que, ao ler, o aluno compreenda que, sem estes pré-requisitos, não terá condições de desenvolver determinado módulo.
No entanto, dependendo da disciplina ministrada, ou se um curso inteiro é dado em módulos, a pré-avaliação poderá ser utilizada de uma forma diferente. Nessa situação, o tema da avaliação será o conteúdo do próprio módulo. Com isso, se o aluno alcançar um bom resultado, poderá ser até mesmo dispensado de estudar aquele módulo e passar para o próximo.
As atividades abordando o conteúdo do módulo poderão ser das mais variadas: livros, apostilas, revistas, audiovisuais, internet, entrevistas, observações de fenômenos, relatórios, exercícios, entre outras.
Esses recursos didáticos poderão ser usados de forma combinada, para que um maior número possível de alunos alcance o desenvolvimento das habilidades esperadas ao final do módulo. E aqui cabe uma observação importante: um módulo pode ser composto por uma série de atividades obrigatórias e por outras atividades de livre escolha para o aluno.
Ao final do módulo, é importante destacar que o aluno, depois da pós-avaliação, ao perceber que não atingiu os objetivos de aprendizagem daquela etapa, poderá recorrer às atividades extras, para reforço de aprendizagem.
Para os professores, essa fase é de grande importância, pois, só após essa nova avaliação, se o resultado ainda for negativo, antes de seguir estudando, no módulo seguinte, é que o aluno deverá procurá-lo, como um recurso a mais e definitivo.
Com o objetivo de manter os alunos comprometidos com o desenvolvimento de cada módulo de uma forma autônoma, o professor poderá avaliar informalmente o trabalho feito ao final de cada etapa e formalmente ao final de todo o processo.
Além disso, o professor deverá estar disponível e receptivo aos seus alunos, em caso de dúvidas, conversando rotineiramente sobre o conteúdo estudado e orientando o estudo de cada um dos alunos.
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Por Andréa Oliveira.
Acesse os links abaixo e conheça mais sobre o ensino individual por módulos:
A pré e a pós-avaliação nos módulos
Como funciona o método do ensino individual por módulos
O mínimo de intervenção do professor
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