WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Em qualquer região do país, a língua portuguesa é invariável. Certo ou errado?

Em qualquer região do país, a língua portuguesa é invariável. Certo ou errado? Errado. A língua portuguesa não é falada do mesmo modo em todas as regiões do país

Em qualquer região do país, a língua portuguesa é invariável. Certo ou errado?   Artigos cursos CPT

 

Em qualquer região do país, a língua portuguesa é invariável. Certo ou errado? Errado. A língua portuguesa não é falada do mesmo modo em todas as regiões do país, variando também conforme as classes sociais, além de ter passado por muitas alterações no decorrer do tempo.

Isso confirma que a língua portuguesa, do mesmo modo que as outras línguas, não é estática e imutável, nem é uma unidade homogênea e uniforme. Ela pode ser considerada um conjunto de variedades”, afirma Prof.ª Rozimar Gomes da Silva Ferreira, do Curso CPT Português para o Dia a Dia.

- Diversidade


Essa diversidade na utilização do idioma provocou o surgimento de vários níveis de linguagem, em consequência de diversos fatores, dentre os quais o nível sociocultural. Pessoas que não frequentaram a escola utilizam o idioma de modo diferente daquelas que tiveram um contato maior com a escola e a leitura. Ainda, no plano social, é importante observar as diferenças na utilização da língua em função da situação de uso.

- Condições sociais


Quando estamos entre amigos, falamos de modo mais informal, mas, no ambiente de trabalho e em encontros acadêmicos, falamos de modo mais formal. As condições sociais são determinantes no modo de falar das pessoas, determinando as variações socioculturais.

- Fator geográfico


A localização geográfica é outro fator decisivo na utilização do idioma. Nas diversas regiões do Brasil, existem diferenças no modo de pronunciar as palavras, ou seja, há diferentes sotaques: o sotaque mineiro, o gaúcho, o nordestino etc. No vocabulário, ocorrem diferenças entre regiões e também na fala de quem mora na capital e de quem vive na zona rural.

- Fator histórico


Além desses fatores, a língua sofre a variação histórica no decorrer do tempo. O vocabulário muda. Muitas palavras usadas no século XIX caíram em desuso nos séculos XX e XXI. Por outro lado, surgem novas palavras e expressões em razão de diversos fatores, como o desenvolvimento tecnológico. Palavras como avião, satélite espacial, computador e televisão, certamente, não faziam parte da conversa das pessoas do século XIX. Atualmente, temos um vocabulário muito usado em função da tecnologia e das redes sociais: e-mail, wi-fi, tablete, smartphone, face, self etc.

Aumente seus conhecimentos. Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Língua e Linguagem: como definir esses dois conceitos?
- Se não é por via oral não é linguagem. Certo ou errado?

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!