WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Educador, alcance o sucesso nas relações interpessoais

Para se realizar plenamente, o educador deve, acima de tudo, favorecer a comunicação e as relações interpessoais, falando, ouvindo e sendo capaz de pensar e de sentir

Curso CPT Gestão de Sala de Aula

 

Como o educador pode se realizar diante de um mundo tão complexo, em que a internet entrega aos alunos muito mais informação do que o professor nas salas de aula, em várias escolas e em várias universidades?

A posição autoritária, ou de um educador que rejeita um diálogo com um aluno, entre outras, é uma atitude que não realiza o profissional. Algumas atitudes de disputa mesmo entre colegas, como a superioridade em relação a conteúdos, não leva a nada, mas há atitudes que nos elevam e nos fazem sentir realizados.

Outra questão a ser pensada é a da comunicação. Quando você impede o aluno de falar, ordena que faça leitura silenciosa, você o impede de comunicar, de melhorar a sua comunicação. É preciso permitir que ele leia alto, que fale, que dialogue no espaço da aula, para prepará-lo para a vida.

É preciso lembrar que a realização do educador depende da realização do aluno. Quanto mais o aluno se desenvolver, mais nós desenvolveremos a nossa capacidade de realização. Ao descobrirmos um meio de comunicação com as pessoas, crescemos como seres humanos.

Se tivemos um professor que nos ensinou a teoria do fracasso, é necessário convertê-la no caminho para a vitória. É preciso ver na crítica o indício da vitória. O que nos realiza, o que nos torna pessoas realizadas no magistério, é sermos agentes de transformação de coisas, de pessoas, de novas leituras do mundo e da vida.

É preciso ânimo para enfrentarmos obstáculos, promovermos a formação continuada, aproveitarmos cursos que são oferecidos para que nossa vida seja uma vida de crescimento. Sempre pensamos que temos o mundo em nossas mãos, podendo lidar com ele, lidar com a linguagem do mundo, lidar com a realidade, com seus problemas, com as pessoas e suas diferenças.

Mesmo que nunca possamos ter o mundo nas mãos, seremos bem mais confiantes e mais perto da realização, se formos criativos e permitirmos aos educandos que também o sejam. Precisamos lidar bem com os meios de comunicação, comunicar com as pessoas, ser capazes de compreender as pessoas nas suas mais diversas linguagens para podermos atingi-las.

Precisamos usar o computador para não ficarmos maltrapilhos diante da máquina, enquanto nosso aluno está de paletó e gravata. E, ainda, precisamos falar outros idiomas, para aumentarmos a nossa capacidade de acessar conhecimentos que estão em outras línguas.

E acima de tudo precisamos ser capazes de resolver conflitos, sem mandar para a coordenação, supervisão e direção aquele aluno que brigou com o outro dentro da sala de aula. É importante resolver os problemas de sala de aula dentro da sala de aula.

No momento em que um aluno vai para a coordenação, o professor ou a professora perde a autoridade, transferindo-a ao colega de trabalho, restando-lhe apenas o autoritarismo. Daí por diante, ele(a) terá de gritar, bater na mesa para fazer valer a sua voz e a colocação dos limites dentro da sala de aula.

Precisamos, portanto, de favorecer a comunicação e as relações interpessoais, falando, ouvindo, resolvendo conflitos, interagindo nas tomadas de decisões e sendo capazes de pensar e de sentir. Lembremos sempre de que a boa escola é a que forma para pensar e sentir, tanto que a excelência acadêmica refere-se ao pensar e que a excelência humana refere-se ao sentir.

Precisamos dedicar à nossa formação permanente, ao compromisso que temos com a sociedade e com o mundo em que vivemos. Temos compromisso com a nossa escola, nossa sociedade, nossas famílias que exigem de nós um limite infinito para a nossa vida e nossa realização.

Esse limite infinito foi criado por Deus e nos permite buscar a realização como educadores, “no compromisso, na modernidade, no saber pensar e no saber sentir”. Comuniquemos com Ele, e façamos melhores as nossas relações com as pessoas do nosso convívio.

Favorecer as relações interpessoais é, portanto, fundamental para que possamos, efetivamente, ser professores gestores, capazes de gerenciar corretamente a sala de aula. Da mesma maneira, sem uma comunicação eficiente, não há como liderar a turma para um aprendizado verdadeiro.

Por Andréa Oliveira.

Conheça o Curso CPT Gestão de Sala de Aula

Confira os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!