WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Contando histórias para públicos de várias idades

Cada público tem um interesse diferente. Por isso, no momento da escolha, os contadores devem também levar em consideração a idade do público

 

Contando histórias para públicos de várias idades   Artigo CPT

Cada público tem um interesse diferente. Por isso, no momento da escolha, os contadores devem também considerar a idade do público. Apesar de estarmos abordando a educação infantil, vale a pena analisar públicos de outras faixas etárias, inclusive adultos, para podermos comparar suas características e definir melhor as abordagens e narrativas mais corretas para as crianças, veja mais dicas para contadores de histórias que a professora Maria Cortes do Curso CPT de Literatura Infantil e Contação de Histórias separou para você. 



Para o público infanto juvenil, pode se pensar em faixas etárias para se ter uma ideia dos interesses. Porém, isto não precisa ser muito rígido em relação às classificações abaixo:

De 3 a 6 anos (idade realista)

A criança necessita de objetos, personagens e situações conhecidas. Os contos devem ser curtos, com muita ação, pouca descrição e repetição, além do vocabulário leve. O uso de gestos, mímica e onomatopeias são muito adequados, assim como estilo direto em primeira pessoa.

De 7 a 9 anos (idade fantástica)

“A criança começa a ter consciência do bem e do mal, do negativo e do positivo. As fadas, os duendes e dragões são muito convincentes”


De 10 a 12 anos (idade heroica)

A criança prefere os contos de heróis com cavalheiros valentes, pois se identifica com esses tipos de personagens.


A partir dos 13 anos (idade romântica)


Essa idade precede a adolescência. É uma idade difícil, inclusive, porque se teme também ser considerado infantil. Por outro lado, começa o interesse pelo sexo oposto e o despertar da consciência política e social.


Público juvenil


Para o público jovem, pode-se contar qualquer tipo de história, embora se deva considerar (e aproveitar) a idade romântica. O contador de, neste caso, tem condições de ampliar o repertório, escolher contos de aventuras, ficção, humor, tragédia, tudo dependendo das circunstâncias e das características do grupo.


O público adulto


O público adulto está pronto a ouvir de tudo. Claro, sempre existem aspectos diferentes quanto ao perfil de público, que devem ser considerados em cada circunstância pelo contador, que deve ter sensibilidade para perceber esses momentos.


Um pouco mais sobre o que encontrar no Curso CPT? Assista ao vídeo!

Conheça os Cursos CPT da Área Educação Infantil. 

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?