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Conservação ambiental: conteúdo previsto para o Ensino Fundamental I

A sala de aula é o local ideal para a conscientização sobre o meio ambiente

 

 O homem transforma o meio ambiente

Todos nós temos direito a um ambiente saudável bem como ao contato com a natureza. No entanto, a sociedade deve trabalhar por isso. Dessa forma, além de concretizarmos os nossos direitos, estaremos conquistando a nossa cidadania.

Como são os professores que são a maior influência na formação do cidadão, é na escola que os alunos devem aprender isso. Assim, o país se tornará muito mais desenvolvido e consciente da cidadania. E são os temas transversais, como parte do currículo escolar, que trabalham nesse sentido. É o caso do tema Meio Ambiente, ministrado aos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º).

 

A sala de aula é um importante local para o estudo desta temática. Daí a necessidade de ensinar aos alunos a importância da preservação tanto das espécies animais como das vegetais, pois “todas têm o direito de existir, de não serem extintas”, afirma a professora Gínia César Bontempo, do curso Meio Ambiente – Tema Transversal – Fundamental I, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Cabe ao educador mostrar o quão importantes são as florestas, pois estas participam diretamente da manutenção dos grandes ciclos ambientais do nosso planeta, como o ciclo da água, do carbono e dos nutrientes do solo. Da mesma forma, interagem com a espécie humana e todas as demais espécies, por meio dos produtos alimentares, farmacêuticos e de uso industrial, derivados da fauna e da flora, que já contribuem, ou ainda, no futuro, poderão contribuir para a vida humana.

 

Por meio desta educação ambiental estaremos despertando a preocupação e a ação dos nossos alunos, tanto individual como coletivamente, para a resolução dos problemas ambientais. De que forma? Oferecendo a eles acesso à informação sobre o assunto, em linguagem adequada, visando ao desenvolvimento da consciência crítica de cada um e estimulando o enfrentamento das questões ambientais.

 

Conservação ambiental

 

Em uma escala global, sabemos que o desmatamento tem contribuído para os problemas ambientais que afligem a humanidade, como é o caso do aquecimento global, da escassez de água em determinadas regiões e das grandes mudanças climáticas. Entretanto, as florestas e outros ecossistemas existentes no Brasil continuam sendo eliminados, cedendo lugar à especulação imobiliária, agricultura e pecuária.

 

Hoje sabemos que o processo de eliminação das florestas resultou em um conjunto de problemas ambientais:

- extinção de espécies da fauna e da flora;

- mudanças climáticas locais e regionais;

- erosão dos solos;

- assoreamento dos corpos d’água .

 

Por isso, os PCNs propõem ao educador que o trabalho seja feito no sentido de que os alunos possam compreender como se processa a ação transformadora da humanidade em seu meio ambiente, sendo “importante que se conheçam algumas formas de manejar, isto é, lidar de modo cuidadoso e adequado com os recursos naturais renováveis, visando à conservação de sua qualidade e quantidade; que se detectem formas inadequadas que porventura estejam ocorrendo na região, desenvolvendo o senso crítico e oferecendo oportunidade para a discussão de medidas que podem ser tomadas pelos alunos, pela escola e pela comunidade para a reversão de quadros indesejados.”

 

Conteúdo previsto

 

- o manejo e a conservação da água: noções sobre captação, tratamento e distribuição para o consumo;

- os hábitos de utilização da água em casa e na escola, adequados às condições locais;

- a necessidade e formas de tratamento dos detritos humanos: coleta, destino e tratamento do esgoto;

- possíveis procedimentos adequados às condições locais (sistema de esgoto, fossa e outros);

- a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo;

- reciclagem;

- os comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo em casa, na escola e nos espaços de uso comum;

- as formas perceptíveis e imperceptíveis de poluição do ar, da água, do solo e poluição sonora;

- principais atividades locais que provocam poluição (indústrias, mineração, postos de gasolina, curtumes, matadouros, criações, atividades agropecuárias, em especial as de uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos, entre outros);

- noções de manejo e conservação do solo: erosão e suas causas nas áreas rurais e urbanas;

- necessidade e formas de uso de insumos agrícolas;

- noções sobre procedimentos adequados com plantas e animais;

- cuidados com a saúde;

- a necessidade e as principais formas de preservação, conservação, recuperação e reabilitação ambientais, de acordo com a realidade local;

- alguns processos simples de reciclagem e reaproveitamento de materiais;

- os cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas e dos animais;

- os procedimentos corretos com dejetos humanos nos banheiros e em lugares onde não haja instalações sanitárias;

- as práticas que evitam desperdícios no uso cotidiano de recursos como água, energia e alimentos;

- a valorização de formas conservativas de extração, transformação e uso dos recursos naturais.

 

Confira mais informações, acessando a área Metodologia de Ensino.

 

Por Andréa Oliveira

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Comentários

luciana

27 de nov. de 2012

Devemos cuidar do planeta mas tudo o que o homem inventou destrói a natureza que pena!!!

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