Todos nós temos direito a um ambiente saudável bem como ao contato com a natureza. No entanto, a sociedade deve trabalhar por isso. Dessa forma, além de concretizarmos os nossos direitos, estaremos conquistando a nossa cidadania.
Como são os professores que são a maior influência na formação do cidadão, é na escola que os alunos devem aprender isso. Assim, o país se tornará muito mais desenvolvido e consciente da cidadania. E são os temas transversais, como parte do currículo escolar, que trabalham nesse sentido. É o caso do tema Meio Ambiente, ministrado aos alunos do Ensino Fundamental (1º ao 5º).
A sala de aula é um importante local para o estudo desta temática. Daí a necessidade de ensinar aos alunos a importância da preservação tanto das espécies animais como das vegetais, pois “todas têm o direito de existir, de não serem extintas”, afirma a professora Gínia César Bontempo, do curso Meio Ambiente – Tema Transversal – Fundamental I, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.
Cabe ao educador mostrar o quão importantes são as florestas, pois estas participam diretamente da manutenção dos grandes ciclos ambientais do nosso planeta, como o ciclo da água, do carbono e dos nutrientes do solo. Da mesma forma, interagem com a espécie humana e todas as demais espécies, por meio dos produtos alimentares, farmacêuticos e de uso industrial, derivados da fauna e da flora, que já contribuem, ou ainda, no futuro, poderão contribuir para a vida humana.
Por meio desta educação ambiental estaremos despertando a preocupação e a ação dos nossos alunos, tanto individual como coletivamente, para a resolução dos problemas ambientais. De que forma? Oferecendo a eles acesso à informação sobre o assunto, em linguagem adequada, visando ao desenvolvimento da consciência crítica de cada um e estimulando o enfrentamento das questões ambientais.
Conservação ambiental
Em uma escala global, sabemos que o desmatamento tem contribuído para os problemas ambientais que afligem a humanidade, como é o caso do aquecimento global, da escassez de água em determinadas regiões e das grandes mudanças climáticas. Entretanto, as florestas e outros ecossistemas existentes no Brasil continuam sendo eliminados, cedendo lugar à especulação imobiliária, agricultura e pecuária.
Hoje sabemos que o processo de eliminação das florestas resultou em um conjunto de problemas ambientais:
- extinção de espécies da fauna e da flora;
- mudanças climáticas locais e regionais;
- erosão dos solos;
- assoreamento dos corpos d’água .
Por isso, os PCNs propõem ao educador que o trabalho seja feito no sentido de que os alunos possam compreender como se processa a ação transformadora da humanidade em seu meio ambiente, sendo “importante que se conheçam algumas formas de manejar, isto é, lidar de modo cuidadoso e adequado com os recursos naturais renováveis, visando à conservação de sua qualidade e quantidade; que se detectem formas inadequadas que porventura estejam ocorrendo na região, desenvolvendo o senso crítico e oferecendo oportunidade para a discussão de medidas que podem ser tomadas pelos alunos, pela escola e pela comunidade para a reversão de quadros indesejados.”
Conteúdo previsto
- o manejo e a conservação da água: noções sobre captação, tratamento e distribuição para o consumo;
- os hábitos de utilização da água em casa e na escola, adequados às condições locais;
- a necessidade e formas de tratamento dos detritos humanos: coleta, destino e tratamento do esgoto;
- possíveis procedimentos adequados às condições locais (sistema de esgoto, fossa e outros);
- a necessidade e as formas de coleta e destino do lixo;
- reciclagem;
- os comportamentos responsáveis de “produção” e “destino” do lixo em casa, na escola e nos espaços de uso comum;
- as formas perceptíveis e imperceptíveis de poluição do ar, da água, do solo e poluição sonora;
- principais atividades locais que provocam poluição (indústrias, mineração, postos de gasolina, curtumes, matadouros, criações, atividades agropecuárias, em especial as de uso intensivo de adubos químicos e agrotóxicos, entre outros);
- noções de manejo e conservação do solo: erosão e suas causas nas áreas rurais e urbanas;
- necessidade e formas de uso de insumos agrícolas;
- noções sobre procedimentos adequados com plantas e animais;
- cuidados com a saúde;
- a necessidade e as principais formas de preservação, conservação, recuperação e reabilitação ambientais, de acordo com a realidade local;
- alguns processos simples de reciclagem e reaproveitamento de materiais;
- os cuidados necessários para o desenvolvimento das plantas e dos animais;
- os procedimentos corretos com dejetos humanos nos banheiros e em lugares onde não haja instalações sanitárias;
- as práticas que evitam desperdícios no uso cotidiano de recursos como água, energia e alimentos;
- a valorização de formas conservativas de extração, transformação e uso dos recursos naturais.
Confira mais informações, acessando a área Metodologia de Ensino.
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários
luciana
27 de nov. de 2012Devemos cuidar do planeta mas tudo o que o homem inventou destrói a natureza que pena!!!