WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Como usar da melhor forma os sites de busca na internet

A internet é tão ampla e tão complexa que, para ser utilizada na busca de informações, depende de estratégias bem orientadas, inteligentes e organizadas

Como usar da melhor forma os sites de busca na internet

 

A internet é tão ampla e tão complexa que, para ser utilizada na busca de informações, depende de estratégias bem orientadas, inteligentes e organizadas. A confusão entre informação e conhecimento (muitas informações disponíveis não são significativas), a facilidade de dispersão (muitas possibilidades se abrem ao mesmo tempo, aumentando o potencial de dispersão) e a perda de tempo (quantidade de informações é grande demais, inclusive as mais banais, aumentando a chance de se perder tempo) são questões de grande importância a considerar.

Podemos perceber a necessidade de ferramentas adequadas de busca de informações. Os sites de busca, nesse contexto, são fundamentais. Destacam-se, entre eles, o Google, que é o mais conhecido, e ainda o Altavista, o Cadê?, o Ask, entre outros. Os recursos de todos eles são bastante semelhantes, seguindo um princípio de funcionamento que é praticamente o mesmo.

A utilização dos sites de buscas começa com o software de navegação, no qual você vai digitar na janela de navegação o endereço do site de buscas. Depois que o site se abre, será apresentado um campo para preencher com palavras-chave relacionadas ao assunto procurado. Depois de digitar a palavra, geralmente, deve-se clicar no botão que dá início à procura, até que, em poucos segundos, você verá uma longa lista de links para todas as referências encontradas na internet sobre o tema procurado.

Estes links podem ser um artigo, um texto, uma referência bibliográfica, um ou mais sites ou blogs específicos sobre o tema, imagens, audiovisuais, entre outros. Para acessar o elemento de interesse, você deve clicar sobre um destes links para que o programa de navegação abra a página de internet requerida.

“O mais interessante é que se a página não tiver a informação que você queria, é possível voltar à página do buscador e escolher um novo link e, assim, sucessivamente. Caso o arquivo contenha o tema esperado, poderá ser consultado ou até salvo no disco rígido do computador do usuário”, afirmam os professores Per Christian Braathen e Marcos Orlando de Oliveira, do Curso Mídias na Educação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Para evitar alguns dos problemas mais comuns, alguns sites de buscas apresentam formas de filtrar informações. Isso facilita, e muito, a navegação, além de ganhar tempo. Outros sites, inclusive, oferecem ferramentas especiais, como o Google, com seu sistema de busca de artigos acadêmicos, denominado Google Acadêmico, o qual acessa páginas de Universidades e órgãos de pesquisas que disponibilizam textos técnicos e científicos para a comunidade acadêmica e outros interessados.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!