WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Como orientar os alunos no uso da internet

A internet é uma ótima ferramenta para melhorar a capacidade de o aluno encontrar e associar informações, desde que utilizada de uma forma adequada

A internet é uma ótima ferramenta para melhorar a capacidade de o aluno encontrar e associar informações, desde que utilizada de uma forma adequada

 

Cada vez mais, as tecnologias da informação e comunicação estão presentes na rotina dos jovens, devendo ser também utilizadas em favor da aprendizagem para mudar o ambiente escolar. Dentre as principais, temos a internet, considerada a mais completa e abrangente ferramenta de aprendizado, com uma abrangência gigantesca. Tão grande que se torna uma ferramenta complexa demais para ser usada sem orientação.

Tal complexidade tem pouco a ver com o processo mecânico do acesso via computador ou outro dispositivo móvel. Está mais relacionada com a possibilidade de se fazer uma filtragem estratégica das informações, para que o aluno que faz a pesquisa não perca seu foco de trabalho e economize tempo nas armadilhas que a rede apresenta.

Tendo o apoio das tecnologias da informação e comunicação, será possível ao professor desenvolver diversas aplicações pedagógicas, entre as quais, podemos listar:

→Auxílio à pesquisa e ao desenvolvimento profissional dos professores;
→Recurso educacional para uma aprendizagem mais motivadora e abrangente;
→Comunicação;
→Realização de projetos em atividades compartilhadas.
→Transmissão de conteúdos (apresentação de conteúdos e estímulo à interação).

Perceba que essas aplicações têm uma relação muito próxima aos modernos conceitos de trabalho em equipe. Por isso, podemos concluir que a internet é uma ótima ferramenta para melhorar a capacidade de o aluno encontrar e associar informações, trabalhar em grupo e se comunicar cada vez mais e melhor, desde que utilizada de uma forma adequada.

Uso da internet no ambiente escolar – soluções para 5 problemas:

1. Confusão entre informação e conhecimento

A quantidade de dados e informações disponíveis é muito grande. Por isso, na internet, é preciso integrar a informação de acordo com um referencial previamente estabelecido, um paradigma. Isso possibilitará a apropriação da informação e sua transformação em algo significativo.

2. Facilidade de dispersão

Muitos se perdem na navegação, devido ao emaranhado de possibilidades disponíveis, deixando-se arrastar para áreas de interesse pessoal, perdendo tempo com informações pouco significativas. É fundamental filtrar, selecionar, comparar, avaliar, sintetizar e contextualizar o que é mais significativo.

3. Perda de tempo

As listas de discussões, comunidades e outros mecanismos de comunicação podem abordar assuntos banais. Informações e dados confiáveis, muitas vezes, perdem-se no mar de informações disponíveis. Os professores devem atuar como orientadores, indicando os sites que devem ser usados pelos alunos em suas pesquisas.

4. Impaciência

Muitos alunos ficam impacientes com a necessidade de mudar de um endereço para outro, de forma que a informação acaba se repetindo, com baixo aproveitamento dos gráficos, animações e textos disponíveis. Mais uma vez, a presença de um professor que oriente e incentive a busca de informações é de grande importância.

5. Conciliação dos diferentes tempos de reação dos alunos

Alguns alunos se adaptam rapidamente e respondem mais rapidamente que outros, mais demorados na adaptação ao uso da internet. Alguns alunos precisam de mais tempo para realizar pesquisas e obter resultados, enquanto outros são mais ágeis. Por outro lado, determinados alunos aprofundam mais na pesquisa, enquanto outros são mais superficiais. Respeito ao tempo de cada uma e plena orientação são fundamentais.

Por Andréa Oliveira.

Conheça o Curso CPT Mídias na Educação.

Confira os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!