Cada vez mais, as tecnologias da informação e comunicação estão presentes na rotina dos jovens, devendo ser também utilizadas em favor da aprendizagem para mudar o ambiente escolar. Dentre as principais, temos a internet, considerada a mais completa e abrangente ferramenta de aprendizado, com uma abrangência gigantesca. Tão grande que se torna uma ferramenta complexa demais para ser usada sem orientação.
Tal complexidade tem pouco a ver com o processo mecânico do acesso via computador ou outro dispositivo móvel. Está mais relacionada com a possibilidade de se fazer uma filtragem estratégica das informações, para que o aluno que faz a pesquisa não perca seu foco de trabalho e economize tempo nas armadilhas que a rede apresenta.
Tendo o apoio das tecnologias da informação e comunicação, será possível ao professor desenvolver diversas aplicações pedagógicas, entre as quais, podemos listar:
→Auxílio à pesquisa e ao desenvolvimento profissional dos professores;
→Recurso educacional para uma aprendizagem mais motivadora e abrangente;
→Comunicação;
→Realização de projetos em atividades compartilhadas.
→Transmissão de conteúdos (apresentação de conteúdos e estímulo à interação).
Perceba que essas aplicações têm uma relação muito próxima aos modernos conceitos de trabalho em equipe. Por isso, podemos concluir que a internet é uma ótima ferramenta para melhorar a capacidade de o aluno encontrar e associar informações, trabalhar em grupo e se comunicar cada vez mais e melhor, desde que utilizada de uma forma adequada.
Uso da internet no ambiente escolar – soluções para 5 problemas:
1. Confusão entre informação e conhecimento
A quantidade de dados e informações disponíveis é muito grande. Por isso, na internet, é preciso integrar a informação de acordo com um referencial previamente estabelecido, um paradigma. Isso possibilitará a apropriação da informação e sua transformação em algo significativo.
2. Facilidade de dispersão
Muitos se perdem na navegação, devido ao emaranhado de possibilidades disponíveis, deixando-se arrastar para áreas de interesse pessoal, perdendo tempo com informações pouco significativas. É fundamental filtrar, selecionar, comparar, avaliar, sintetizar e contextualizar o que é mais significativo.
3. Perda de tempo
As listas de discussões, comunidades e outros mecanismos de comunicação podem abordar assuntos banais. Informações e dados confiáveis, muitas vezes, perdem-se no mar de informações disponíveis. Os professores devem atuar como orientadores, indicando os sites que devem ser usados pelos alunos em suas pesquisas.
4. Impaciência
Muitos alunos ficam impacientes com a necessidade de mudar de um endereço para outro, de forma que a informação acaba se repetindo, com baixo aproveitamento dos gráficos, animações e textos disponíveis. Mais uma vez, a presença de um professor que oriente e incentive a busca de informações é de grande importância.
5. Conciliação dos diferentes tempos de reação dos alunos
Alguns alunos se adaptam rapidamente e respondem mais rapidamente que outros, mais demorados na adaptação ao uso da internet. Alguns alunos precisam de mais tempo para realizar pesquisas e obter resultados, enquanto outros são mais ágeis. Por outro lado, determinados alunos aprofundam mais na pesquisa, enquanto outros são mais superficiais. Respeito ao tempo de cada uma e plena orientação são fundamentais.
Por Andréa Oliveira.
Conheça o Curso CPT Mídias na Educação.
Confira os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.