WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Como aprender e usar a matemática no dia a dia?

Apesar de muito temida, a matemática está muito presente no cotidiano de todas as pessoas

Contando dinheiro - matemática - imagem meramente ilustrativa

A matemática é considerada, por muitos, como um grande pesadelo. Porém, ela pode ser mais fácil do que se imagina e está presente em nosso dia a dia, em situações que nem nos damos conta. Seus números e suas diversas operações não são esse “bicho de sete cabeças” que todo mundo diz.

Bráulia Aparecida de Almeida, professora do Curso CPT Matemática Essencial para o Dia a Dia, explica que a matemática é uma ferramenta importante para a compreensão da realidade, do tempo e para a solução de problemas cotidianos, além de contribuir para o desenvolvimento do pensamento dos indivíduos.

Na prática, quase todo mundo tem certa dificuldade com a matemática, mas alguns truques podem torná-la mais entendível e aplicável. Confira a seguir informações que vão transformar a sua relação com os números:

Como aprender melhor a matemática?

- Em primeiro lugar, é preciso saber ler, mesmo para lidar com números. A resolução de problemas, muitas vezes, está simplificada, mas as pessoas não conseguem encontrá-la por não saberem lê-los;
- Todavia, mais do que simplesmente ler, a matemática exige prática. A memorização de fórmulas e técnicas se dá justamente pela repetição, por isso os professores costumam passar muitos exercícios;
- Durante a prática, nenhuma dúvida deve ser ignorada, principalmente na hora de resolver os problemas. Para quem estuda em escolas, é fundamental solicitar a ajuda do professor. Caso não seja possível no momento, anote as dúvidas para saná-las posteriormente;
- Nunca deixe de lado a matemática básica, pois os conteúdos são, geralmente, cumulativos. Se você não aprendeu a multiplicar direito, por exemplo, terá problemas em resolver equações simples.

Truques matemáticos para o dia a dia

Algumas operações são muito complexas para serem feitas de forma rápida no dia a dia. Para facilitá-las, fique atento:

Multiplicando números por 11

Para simplificar a multiplicação de números por 11, caso eles sejam de dois algarismos, o cálculo é fácil. Basta somá-los e colocar esse resultado no meio deles. Por exemplo: ao multiplicar 42x11, soma-se 4+2. O resultado – 6 – deve ser colocado entre o 4 e o 2: 462.

Multiplicando números grandes

Ainda seguindo na multiplicação, ao tentar realizar a operação com números grandes, não precisa se desesperar por uma calculadora. A princípio, a conta pode parecer confusa, mas se torna mais fácil quando você entende a lógica. Exemplo: 85 x 99. Primeiro, subtraia de 100 cada um desses números: 100 – 85 = 15; 100 – 99 = 1. Some os resultados (15 + 1 = 16) e subtraia-o de 100 (100 – 16 = 84). Depois, multiplique-os (15 x 1 = 15). O resultado da operação será composto pelos dois últimos resultados: 8415.

Reconhecendo múltiplos

Identificar os múltiplos é necessário em uma grande variedade e operações matemáticas. Nesse caso, há um “macete” que pode te ajudar: múltiplos de 2 são sempre números pares; múltiplos de 3 são todos os números cuja soma dos algarismos dá 3; múltiplos de 5 são todos os terminados em 0 ou 5; múltiplos de 9 seguem a mesma regra do de três, porém obtendo 9 como resultado da soma; múltiplos de 10 são todos terminados em 0.

Calculando o salário em valor por hora

Muitos profissionais têm curiosidade em descobrir quanto recebem por hora e essa conta é muito fácil: calcule seu salário anual, retire os três últimos zeros e divida esse novo número por 2. Exemplo: salário anual – R$50.000, sem os três zeros, fica 50. 50 dividido para 2 é igual a 25, isto é, você recebe R$25 por hora trabalhada.

 


Conheça os Cursos CPT da Área Metodologia de Ensino:

Matemática Essencial para o Dia a Dia
Desenvolvimento da Linguagem Matemática
Português para o Dia a Dia

Fontes: Superprof – superprof.com.br/blog/
Só matemática – somatematica.com.br
Mundo Educação – mudoeducacao.uol.com.br
por Renato Rodrigues

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!