WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Blogs e chats - ferramentas de aprendizagem colaborativa na internet

Os blogs e os chats podem oferecer ao professor excelentes ferramentas de apoio ao aprendizado, mesmo não tendo sido criados com este objetivo

Blogs e chats - ferramentas de aprendizagem colaborativa na internet

 

O conceito colaborativo na internet oferece excelentes ferramentas que podem ser usadas como apoio ao aprendizado, mesmo não tendo sido criadas com este mesmo objetivo. Como exemplo de ferramenta de informação colaborativa temos os blogs e os chats.

Blogs

Os blogs são uma página pessoal de rápida atualização, principalmente de textos. São uma ferramenta interessante, cada vez mais difundida na educação, sendo um importante canal de comunicação e interação, tendo sido criado o nome “blogosfera” para designar esse universo, enquanto seus autores são chamados de “blogueiros”.

“Ao realizar um projeto de ensino, você poderá usar blogs para auxiliar o trabalho interdisciplinar e tornar a relação professor-aluno, professor-família ou escola-família mais próxima. Os blogs estimulam a organização, podendo funcionar como uma agenda, tornando-se um diário da turma”, afirmam os professores Per Christian Braathen e Marcos Orlando de Oliveira, do Curso Mídias na Educação, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

 

Os blogs aprimoram o desenvolvimento da linguagem escrita, ao demandar dos usuários a utilização de formas escritas como: relatos, narrações, descrições e crônicas. Tudo isso ocorre porque o aluno tem nos blogs um espaço para se expressar com liberdade, tendo suas ideias e produções valorizadas.

A criação e a administração do blogs podem ser feitas pelo professor ou pelo aluno individualmente ou em grupo. Entretanto, se os blogs forem feitos pelos alunos, o professor deve acessá-los, procurando acompanhar o seu desenvolvimento e evolução, além de estimular os demais alunos a acessar os blogs dos colegas, bem como orientá-los na criação de regras e condutas para a sua utilização.

Os blogs podem dar suporte à educação de diversas maneiras. Por exemplo:

-Como um espaço para reflexão e discussão entre estudantes;
-Página elaborada para construção do conhecimento de forma autônoma e/ou coletiva;
-Ferramenta para estímulo e registro de pesquisas;
-Memória coletiva para os trabalhos de pesquisa;
-Orientação de estudantes novos na turma e/ou na escola.

Chats

Os chats são um bate papo online, via internet, utilizando mensagens escritas em tempo real. São uma ferramenta colaborativa na qual o diálogo é feito em tempo real (em sincronia). A conversa é feita por meio de mensagens escritas entre duas ou mais pessoas, eventualmente, usando recursos de áudio, vídeo e envio de arquivos, aproximando os participantes.

Apesar de muito utilizados para entretenimento e conversas informais, os chats podem ser utilizados na educação. Você pode usar um chat para debates e seminários entre salas ou entre colégios diferentes, além de comportar palestras ou debates com especialistas, ou ainda como plantão, ou seja, em um horário predeterminado, fora do horário de aulas, você estará aguardando os alunos no chat para tirar dúvidas.

Na organização de um chat, lembre-se do seguinte:

-Agende previamente dia e horário;
-Divida os participantes em pequenos grupos;
-Estabeleça regras de utilização: o autor e os diferentes grupos do chat devem utilizar diferentes cores para a digitação, facilitando a identificação dos participantes. Não se deve utilizar letras maiúsculas, pois sinalizam que o usuário está “gritando”. Sempre que possível, podem ser usados emoticons, que são ícones como desenhos de rostos com diferentes expressões, identificando e facilitando a interpretação das mensagens;
-Envolva os alunos na organização, divididos em grupos responsáveis por diferentes tarefas a serem realizadas depois do chat, como: observação, síntese, problematização e conclusão;
-Seja você mesmo o mediador da conversa ou eleja um dos alunos participantes;
-Como indicação de respeito, instrua os participantes a se apresentarem no início de cada sessão e a se despedirem no final;
-Solicite aos participantes a elaboração de relatórios e autoavaliações posteriores à execução dos chats.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, da área Metodologia de Ensino.

Por Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!