WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Torne realidade o sonho de viver do que você ama! 20% OFF nos cursos online + 5% OFF pagando no cartão

Afinal, o que é o PIB e qual a sua função na economia?

O PIB (Produto Interno Bruto) é um indicador para medir a atividade econômica do país. Quando há queda de dois trimestres consecutivos no PIB, indica que a economia está em recessão técnica

Afinal, o que é o PIB e qual a sua função na economia?   Artigos Cursos CPT

 

O PIB (Produto Interno Bruto) é um indicador para medir a atividade econômica do país. Quando há queda de dois trimestres consecutivos no PIB, indica que a economia está em recessão técnica.

“Os economistas costumam dizer que o PIB é um bom indicador de crescimento, mas não é um indicador de desenvolvimento, pois deveria incluir outros dados como distribuição de renda, investimento em educação, dentre outros aspectos”, afirma Prof. Hélvio Tadeu Cury Prazeres, do Curso CPT Fundamentos da Economia.

Como o PIB é calculado?


O PIB pode ser calculado de duas maneiras:

  • Pela soma das riquezas produzidas dentro do país, incluindo-se aí as empresas nacionais e estrangeiras localizadas em território nacional. Nesse cálculo, estão incluídos os resultados da indústria (que respondem por 30% do total), os serviços (65%) e a agropecuária (5%). Entra no cálculo apenas o produto final vendido, por exemplo, um carro e não o aço e ferro da produção. Dessa forma, não se corre o risco de haver a contagem dupla de certas produções.
  • Outra maneira de medir o PIB é pela visão de quem compra essas riquezas, ou seja, da demanda. Nesse caso, considera-se o consumo das famílias (60%), o consumo do governo (20%), os investimentos do governo e de empresas privadas (18%) além da soma das exportações e das importações (2%). Esses dois cálculos devem sempre chegar ao mesmo resultado.

Quem calcula o PIB?


No Brasil, o cálculo do PIB é feito pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que é uma instituição federal subordinada ao Ministério do Planejamento, desde 1990. Antes disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) era responsável pela medição.

O que é o PIB per capita?


Per capta significa "por cabeça", ou seja, esse indicador é calculado a partir da divisão do PIB pelo número de habitantes da região. Ele indica quanto cada pessoa produz em determinado período.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Estudando economia? Conheça a microeconomia
- Por que estudar economia?

Conheça os Cursos CPT da área Metodologia de Ensino.
Por Silvana Teixeira.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!