A revisão da literatura nos mostra importantes reflexões sobre a teoria construtivista de autoria do francês Jean Piaget. Becker (1992) conceitua o ser humano como um sujeito, que é um projeto a ser construído e da mesma maneira o objeto, ou seja, o que se relaciona com o sujeito, também como um projeto a ser construído.
Dessa forma, sujeito e objeto não teriam “experiência prévia, a priori: eles se constituem mutuamente, na interação. Eles se constroem”, afirma Per Christian Braathen, professor do Curso CPT Aprendizagem Significativa. Isso aconteceria da seguinte maneira: o sujeito age sobre o objeto, assimilando-o, e nessa ação assimiladora transforma o objeto. Enquanto isso, ao ser assimilado, o objeto resiste aos instrumentos de assimilação de que o sujeito dispõe.
Por sua vez, o sujeito reage novamente, agora refazendo esses instrumentos de assimilação ou “construindo novos instrumentos, que serão mais poderosos e com os quais se torna capaz de assimilar, isto é, de transformar objetos cada vez mais complexos”. Com isso, Becker (1992) conclui que o processo educacional que nada transforma está negando a si mesmo.
O mesmo autor nos dá uma interessante ideia mais geral do construtivismo, com as seguintes considerações:
“Construtivismo significa isto: a ideia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Ele se constitui pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e se constitui por força de sua ação e não por qualquer dotação prévia, na bagagem hereditária ou no meio, de tal modo que podemos afirmar que antes da ação não há psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento. Construtivismo é, portanto, uma ideia; melhor, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que emerge do avanço das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos. No caso de PIAGET, o mundo do conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento. Construtivismo não é uma prática ou um método; não é uma técnica de ensino nem uma forma de aprendizagem; não é um projeto escolar; é, sim, uma teoria que permite (re)interpretar todas essas coisas, jogando-nos para dentro do movimento da História - da Humanidade e do Universo. Não se pode esquecer que, em PIAGET, aprendizagem só tem sentido na medida em que coincide com o processo de desenvolvimento do conhecimento, com o movimento das estruturas da consciência.” (BECKER, 1992)
Na visão construtivista, é válido rever que o conhecimento não nasce com o indivíduo e nem é dado pelo meio social. O conhecimento é construído na interação com os meios físico e social, num processo que depende das condições do aprendiz e das condições do meio. Essa visão se opõe a outras visões que ainda permeiam o mundo educacional, como o empirismo e o apriorismo.
Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:
- Explique: como as crianças adquirem conhecimento?
- Segundo o Empirismo, como o ser humano adquire conhecimento?
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Por Silvana Teixeira.
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