WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Vai gerenciar a limpeza urbana? Aprenda mais sobre o lixo

Os resíduos sólidos urbanos (lixo) são provenientes de domicílios, comércios, edifícios, vias públicas e da indústria, classificados em domiciliares, comerciais, industriais, público e especiais

Vai gerenciar a limpeza urbana? Aprenda mais sobre o lixo   Artigos CPT

Os resíduos sólidos urbanos, vulgarmente chamados de lixo, são provenientes de domicílios, comércios, edifícios, vias públicas e da indústria, sendo classificados em domiciliares, comerciais, industriais, público e especiais. “O lixo domiciliar é o lixo residencial, e contém restos de alimentos, papéis, plásticos, vidros, latas, ciscos, envólucros e outros itens diversos”, explica Maria Esther de Castro e Silva, professora do Curso CPT Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento.

O lixo comercial é aquele proveniente de lojas, escritórios, restaurantes, supermercados e outras atividades comerciais. O industrial é proveniente das diferentes áreas da indústria e é de constituição muito variada. O lixo público é gerado pelas varrições de ruas, podas e folhagens dos jardins e das vias públicas, limpeza de feiras e de outras atividades públicas. O lixo especial, por fim, é aquele proveniente dos serviços de saúde, como o lixo hospitalar, o de clínicas, laboratórios e unidades congêneres, e, também, os resíduos da construção civil que são os entulhos.

O que podemos dizer sobre os resíduos comuns?


São identificados como resíduos comuns o lixo produzido nas residências, nos prédios públicos, nas escolas, e aqueles provenientes do setor comercial. Em geral, este lixo é composto de materiais orgânicos, papel, papelão, plástico, vidro, metal e outros.

Como gerenciar a limpeza das cidades?


As gerências de limpeza urbana, de forma geral, fazem um diagnóstico do lixo urbano de uma cidade para fins de planejamento das operações de coleta e destino final. Neste sentido, é estudada a composição química do lixo, quando são analisados em laboratórios especializados os seguintes itens:
- poder calorífico;
- sólidos voláteis;
- material fixo;
- umidade;
- teor de nitrogênio;
- teores de K, P, C, S, H, Cl, O 2 , e outros.

Além dessas análises, é calculado o peso específico aparente que é o peso referido aos resíduos, nas condições em que ele se apresenta inicialmente, pronto para ser coletado, conforme disposto pelo gerador. O conhecimento do peso específico é extremamente útil para se fazer o dimensionamento da frota coletora. A composição qualitativa do lixo é conhecida, quando se faz a determinação da composição física do mesmo e é importante para a aferição de valores apurados nas análises químicas.

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!