
Agricultores do Brasil e do mundo têm investido no Sistema de Agrofloresta como forma sustentável de produção de alimentos. Com incentivos de empresas e organizações não governamentais, o SAF mantém a eficiência produtiva das lavouras, além de preservar as espécies vegetais nativas (baixo impacto ambiental). Diferentemente da monocultura, que apresenta uma série de desvantagens, dentre elas, a degradação do solo.
Definição de agrofloresta
Na agrofloresta, o produtor mantém a vegetação nativa junto às mais variadas culturas. Trata-se da integração da agricultura com a floresta, fundamentada na sustentabilidade da produção. O principal objetivo do SAF é fazer com que a diversidade de plantas contribua com o meio ambiente em sua plenitude. Por meio dele, as melhores características das plantas nativas aumentam a eficiência produtiva da área cultivada.
Ao contrário da monocultura, na qual apenas uma cultura é implantada na área, a agrofloresta busca o cultivo de várias plantas na mesma área sem a remoção das espécies vegetais nativas. Vejamos os exemplos abaixo:
Exemplos de SAF
Plantas arbustivas e frutíferas em meio a pastagens: o produtor garante sombra de qualidade ao rebanho, que permanece em uma área limitada pelos arbustos, onde pode pastar tranquilamente. Frutíferas, leguminosas e café em meio a árvores nativas: além de tornar a área ainda mais produtiva, o solo é enriquecido com matéria orgânica, o que contribui com a sua fertilidade e conservação.
Principais vantagens do SAF
Aumenta a biodiversidade
No SAF, a relação ecológica entre indivíduos de espécies diferentes, onde todos são beneficiados pela interação (mutualismo), permite a manutenção da fauna e da flora da região, o que aumenta a biodiversidade.
Reduz o desmatamento
Na agrofloresta, as culturas usam apenas o espaço necessário para se desenvolverem junto a espécies vegetais nativas da região. A interferência do homem no meio é mínima, o que reduz significativamente o desmatamento.
Preserva nascentes e mananciais
A conservação das espécies vegetais nativas em meio aos cultivos garante a preservação de nascentes e mananciais, além de lagos, lagoas e rios. Com isso, o potencial de infiltração da água da chuva aumenta, o que favorece a recarga dos lençóis freáticos.
Melhora a qualidade do solo
As espécies vegetais mantidas na área trocam diversos nutrientes com o solo, o que melhora a sua fertilidade. Sem falar que a matéria orgânica produzida por uma árvore nutre outra árvore e demais plantas existentes na área.
Conheça os Cursos CPT da Área meio Ambiente:
Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle
Restauração Florestal em Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal
Fonte: Tecnologia no Campo
Por Andréa Oliveira
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Marcos Vinicius Teixeira de Sousa
24 de nov. de 2021Prezada Andréia Oliveira, Sou Marcos Vinicius,32 anos,morador de Nilópolis,Rio de Janeiro. Muito boa a sua matéria sobre agrofloresta.Só eu queria complementar sobre os benefícios da agrofloresta sobre o microclima da região,aumentando a umidade relativa do ar(mesmo na estação seca) e o regime de chuvas.A presença da agrofloresta na região proporciona aumento das chuvas,devido à evapotranspiração das árvores e plantas. Também devo destacar que os Sistemas Agroflorestais são ótimos aliados no controle do aquecimento global causado pelo homem. Sequestra um monte de carbono com o crescimento das árvores e plantas e a colocação da cobertura de solo com a matéria orgânica do manejo. Está nos meus planos de vida sair da cidade e morar no campo,porque a situação aqui onde eu moro não está fácil. Estou desempregado há um bom tempo. Na zona rural eu quero trabalhar com agrofloresta e reflorestamento com espécies nativas. E assim tenho mais contato com a natureza,volta às raízes,mais liberdade e ganhando dinheiro. A agrofloresta mantém os jovens no campo,evitando o êxodo rural. E eu não devo ser o único que quer se mudar para a roça e praticar agrofloresta e reflorestamento. Se o Brasil e o mundo tivesse praticado mais agrofloresta,não haveria tantos problemas sociais(crescimento das cidades,desemprego,favelização,violência,êxodo rural,tráfico de drogas,milícias,prostituição,depressão,ansiedade,suicídios).Uma coisa leva à outra,positivamente ou negativamente.Tudo é interconectado. Eu sonho ser pai e depois que eu casar eu quero criar minha família eu um ambiente melhor,no meio de muito verde. Um abraço.

Resposta do Portal Cursos CPT
13 de jan. de 2022Olá, Marcos! Tudo bem?
Agraço por sua visita! :)
Ficamos felizes por ter compartilhado um pouco do seu conhecimento conosco!
Desejamos felicidades e sucesso!
Um abraço!
Lorena