WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Por que preservar as nascentes? Qual a sua importância?

A água dos reservatórios que abastecem os centros urbanos, a água que é utilizada na produção agropecuária e a água que mantém a vida nos ecossistemas são originárias das nascentes

Por que devemos preservar as nascentes? Qual a sua importância?   Artigos Cursos CPT

Nos últimos anos, tem havido notícias sobre falta de água e às vezes sobre excessos. Tem sido noticiado que a água está acabando em muitos lugares. “Mas, na verdade, não há alteração no volume total de água em nosso planeta”, afirma Ulysses Costa Freire, professor do Curso CPT Impactos Ambientais na Propriedade Rural - Prevenção e Controle.


Existe, sim, a concentração exagerada de populações em grandes cidades, gerando demandas crescentes desse recurso e, por outro lado, residindo em locais de escapes de cursos d’água, causando escassez e enchentes, consecutivamente.


Por ser naturalmente uma produtora de água, a propriedade rural tem ligação com algumas dessas notícias. A falta de chuvas influencia as crises causadas pela falta de água, conhecida como crise hídrica. Existem, também, outros fatores que influenciam essas crises hídricas, além da escassez de chuvas. A água que cai precisa infiltrar no solo para abastecer os lençóis freáticos. Se, ao contrário, a água não infiltrar e escorrer sobre o solo, causará erosão e assoreamento. Assoreamentos provocam enchentes e lençóis freáticos desabastecidos causam escassez de água.


É sabido que a grande maioria das nascentes e olhos d’água está em propriedades rurais que ocupam as pequenas bacias hidrográficas. A água dos reservatórios que abastecem os centros urbanos, a água que é utilizada na produção agropecuária e a água que mantém a vida nos ecossistemas são originárias das nascentes. Isso quer dizer que, para manter a produção de água para todas essas finalidades, é preciso manter as vazões das nascentes nas propriedades. As nascentes são mantidas pela água do lençol freático, e este pela infiltração da água da chuva. Então, se não tiver chuva suficiente, é possível que a vazão das nascentes diminua. Por outro lado, se houver chuva e a água não infiltrar no solo, abastecendo o lençol freático, também é possível que a vazão das nascentes diminua.


Assim, para que a propriedade rural mantenha a sua vocação natural de produtora de água, as nascentes vão precisar ser protegidas e as áreas de recarga hídrica devem ser mantidas, melhoradas e, se necessário, precisarão ser criadas. Somente com a participação dos produtores e dos proprietários rurais a propriedade rural vai continuar ajudando a manter a vida através do fornecimento de água.


Quer saber mais sobre o assunto? Leia a(s) matéria(s) abaixo:


- Impacto Ambiental, como definir esse termo?


Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 


Conheça os 
Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!

Precisa de ajuda?