WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Ligue Agora (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

O uso de bombas para a captação de águas subterrâneas é o melhor método para a preservação da qualidade

Água subterrânea é aquela captada abaixo da superfície do solo, através de poços perfurados. O uso de boma, elétrica ou não, mantém a qualidade da água retirada

 

 

O uso de bombas para a captação de águas subterrâneas é o melhor método para a preservação da qualidade

 

 

Considera-se aqui como sendo água de origem subterrânea aquela captada abaixo da superfície do solo, através de poços perfurados (poço caipira, minipoço ou poço profundo) e águas superficiais como sendo as captações feitas diretamente das nascentes, mesmo sendo tomadas as providências para evitar a exposição da água que “brota” de uma nascente, ao meio ambiente. Neste sentido, o tratamento das águas subterrâneas deve começar com a adoção de cuidados específicos. Trata-se de  medidas simples, mas fundamentais para que a qualidade da água subterrânea de um poço possa ser preservada e, assim, resultar na obtenção de uma água de excelente qualidade. Confira:

1. Utilização de bomba para captação da água de poço


A utilização de bombas para retirada/captação da água do poço para o reservatório é essencial, pois o método antigo de utilizar um balde, amarrado a uma corda, presa a uma manivela de madeira, pode representar grande perigo de contaminação da água. Isso porque a corda, ao ser desenrolada, entrará em contato com a água do poço e, ao ser enrolada, ficará exposta ao meio ambiente, podendo acumular poeira e outras sujidades. Dessa maneira, ao ser novamente desenrolada, em outra ocasião, para retirar água do poço, a corda conduzirá as sujidades para dentro do poço, causando, assim, a contaminação da água.

2. Bombas elétricas, manuais e de energia alternativa (solar e eólica)


Felizmente, nos dias atuais, a grande maioria das propriedades rurais é atendida com energia elétrica, o que facilita muito a instalação de conjuntos motobombas. Nos casos onde ainda não existe energia elétrica convencional, é possível utilizar fontes de energia alternativa (solar e eólica) para fazer o acionamento das motobombas e captar a água de forma segura. É importante saber que existe ainda a opção de se utilizar bombas manuais de pistão que também atendem de forma satisfatória, quanto ao quesito de qualidade da água.

Aprimore seus conhecimentos, acessando os Cursos CPT, entre eles os Cursos:  

Perfuração de Poços Artesianos e Semiartesianos

Tratamento de Água e Esgoto na Propriedade Rural

Tratamento de Água no Meio Rural

Recuperação e Conservação de Nascentes

 

Por Silvana Teixeira

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!