WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

#fiqueemcasa Vamos nos unir nessa corrente: só o conhecimento constrói o amanhã!

O que é e para que serve a compostagem do lixo orgânico?

O composto é o resultado natural de um processo controlado de decomposição bioquímica de materiais orgânicos, transformando-os em fertilizante orgânico

O que é e para que serve a compostagem do lixo orgânico?   Artigos Cursos CPT

 

Compostagem nada mais é que a transformação de resíduos orgânicos em adubo humidificado, chamado composto. O composto, por sua vez, é o adubo orgânico preparado pela decomposição de restos animais e vegetais que, em condições favoráveis, de fermentação, conduz essas matérias-primas a um estado de parcial ou total humificação.

“O composto é, portanto, o resultado natural de um processo controlado de decomposição bioquímica de materiais orgânicos, transformando-os em um produto mais estável, mais bem utilizado como fertilizante orgânico”, afirma Maria Esther de Castro e Silva, professora do Curso CPT Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento.

Vários são os processos para se obter o composto orgânico, indo desde a compostagem ao ar livre, em leiras, até sofisticadas usinas projetadas especialmente para o tratamento biológico de lixo. O sistema de leiras é o mais elementar e mais antigo que se conhece para a transformação do lixo em composto orgânico. O ideal, porém, é que os resíduos recebam tratamento mecânico prévio, por meio das triagem ou separação de resíduos prejudiciais ou indesejáveis ao processo de compostagem, seguida da trituração, para reduzir a granulação e facilitar a homogeneização do produto, favorecendo o manuseio e a fermentação.

Os resíduos triturados são dispostos em leiras de seção triangular ou trapezoidal, com cerca de 2,5 metros a 4 metros de base e 1,50 metros a, no máximo 2 metros de altura. Estas leiras devem sofrer reviradas periódicas para a circulação do ar, permitindo a difusão do oxigênio e possibilitando uma fermentação uniforme e mais completa.

Aprimore seus conhecimentos sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) a seguir:


- Vai reciclar? Conheça os tipos mais utilizados de sobras
Lixo orgânico? Conheça as fases da compostagem

Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:


 

Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!