WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Nascentes - importância, processo de recuperação e conservação da água

A água é apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, já que todos os setores de atividade humana necessitam dela para desempenhar suas funções

Por que as nascentes devem ser preservadas? - Artigos Cursos CPT

nascentes

As nascentes são fontes de água valorosas para a humanidade

Tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, num futuro bem mais próximo do que muitos imaginam, esse problema tornou-se uma das maiores preocupações de especialistas e autoridades no assunto.

As bacias, principalmente as de cabeceiras, devem ser tratadas como algo de mais importante que existe em uma propriedade, pois são elas as responsáveis pela existência das nascentes que, por sua vez, são fontes de água valorosas para a humanidade.

Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.

“Além disso, atualmente, a água está sendo apontada como um recurso natural de altíssimo valor econômico, estratégico e social, tendo em vista que todos os setores de atividade humana necessitam fazer uso da água para desempenhar suas funções, afirma o professor Paulo Santana Castro, do curso Recuperação e Conservação de Nascentes, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

As estratégias de preservação das nascentes devem englobar pontos básicos como: controle da erosão do solo por meio de estruturas físicas e barreiras vegetais de contenção, minimização de contaminação química e biológica, e evitar, ao máximo, as perdas de água através da transpiração das plantas.

Visando frear o desperdício e a degradação da água, em todas as partes do mundo, diversos órgãos (governamentais e não governamentais) têm se empenhado em criar meios para despertar uma consciência de uso racional da água bem como da preservação dos seus mananciais.

Em todas as atividades realizadas pelo homem, a falta da água terá consequências indesejáveis. Mas na agropecuária em especial, em que a água é requerida em todo tipo de empreendimento, o resultado será ainda mais danoso à humanidade, tendo em vista que se trata da atividade responsável pela produção de alimentos.

nascentes

Uma nascente é o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo

As principais causas da degradação que vêm ocorrendo nas bacias de cabeceira são as seguintes:

a) Corte intensivo das florestas nativas: o desmatamento ocorre, basicamente, em função da busca por maiores produções por meio da expansão das áreas produtivas.

b) Queimadas: após o desmatamento, quase sempre, faz-se uma queimada para eliminar restos da floresta (cipós, tocos, galhos e restos das copas das árvores). As queimadas são extremamente nocivas aos solos, pois elas destroem a matéria orgânica da camada superficial do solo, eliminam os microrganismos (decompositores) benéficos do solo que atuam na decomposição de restos de plantas e animais e dificultam a infiltração da água da chuva devido à facilidade com que ocorre o escoamento superficial.

c) Pastoreio intensivo: a criação extensiva de animais em áreas de cabeceiras é uma das formas mais graves de agressão aos mananciais. Isso, porque, na maioria das vezes, as áreas das bacias de cabeceira são subdivididas em pequenas propriedades, nas quais as partes utilizadas como pastos recebem um número excessivo de animais.

d) Mau planejamento na construção de estradas: a maioria das estradas construídas nas áreas de encosta não passou por um planejamento adequado, visando à proteção das nascentes.

e) Loteamentos em locais impróprios: o crescimento desordenado, sem um planejamento adequado, faz com que, nas periferias, aglomere-se um grande número de pessoas. Desses aglomerados, decorre a compactação do solo, a erosão e o assoreamento dos cursos d’água.

f) Reflorestamento: essa é uma operação que nem sempre surte o efeito desejado, quando o objetivo é fazer a recuperação e a conservação das nascentes. Deve ser muito bem planejado, orientado e executado por um especialista no assunto antes de o projeto ser executado.

Assim, todo e qualquer planejamento, no sentido de conservar ou recuperar uma nascente, tem como princípio básico criar condições favoráveis no solo para que a água de uma chuva possa infiltrar ao máximo e abastecer uma ou mais nascentes que se encontrem associadas a ele.

O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos, ou seja, proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.

nascentes

As nascentes, que fluem uniformemente durante o ano, devem ser protegidas contra qualquer agente externo que venha a romper o equilíbrio vigente, diminuindo a quantidade e a qualidade da água

Técnicas vegetativas aplicadas à conservação de nascentes


1) As nascentes que fluem uniformemente durante o ano, independente de seu entorno estar ou não coberto de vegetação, devem ser protegidas contra qualquer agente externo que venha a romper o equilíbrio vigente, diminuindo a quantidade e a qualidade da água.

2) As nascentes que apresentam vazões irregulares, tanto em escala diária, mensal ou anual, necessitam da interferência do homem com o objetivo de conservar e aumentar a produção de água, por meio do aumento da infiltração e da diminuição da evapotranspiração ou, sempre que possível, pela combinação das duas.

3) Escolha de espécies, espaçamentos e sistemas de manejo capazes de produzirem a menor perda possível por evapotranspiração, favorecendo, assim, o abastecimento do lençol freático responsável pela nascente.

4) Melhoria do estado vegetativo das pastagens, por técnicas como rodízio, adubação e substituição de espécies forrageiras, adoção de sistemas silvipastoris, procurando sempre aumentar infiltração de água no solo.

5) Uso de técnicas de manejo dos cultivos agrícolas que protejam bem o solo, tais como: manutenção de vegetação de cobertura entre fileiras da plantação, capina em faixas, bateção entre fileiras da plantação, plantios diretos, plantios em faixas intercaladas e plantações sempre em nível, com ação principal no aumento da infiltração.

6) Uso de renques de vegetação permanente, em nível, servindo de barreiras à livre movimentação da água ao longo da superfície da encosta, facilitando a infiltração. A espécie usada não deve ser invasora.

Recuperação e conservação de nascentes que secaram totalmente


Na verdade, o que leva uma nascente a secar não é o desmatamento, mas a diminuição da capacidade do solo em infiltrar a água da chuva através da superfície do solo.

Sistema funcional de proteção para evitar o secamento e a contaminação da mina


1. Na primeira etapa, é feita a limpeza da área do olho d’água, tirando pedras, tijolos, folhas e toda lama até que se encontre solo firme, onde a água brota limpa e com força.
2. Em seguida, é feita uma mureta, usando pedra-ferro com 20-30 cm de largura. A altura da mureta varia para cada caso, em função da topografia do terreno.
3. Na mureta, durante a sua construção, devem ser colocados sete canos cada um com uma função bem definida.
4. O próximo passo é preencher com pedra-ferro o espaço entre a mureta e a mina.
5. Por fim, deve-se cobrir a mina com lona plástica e aplicar uma boa camada de massa (mistura de barro com cimento) sobre a lona e sobre a mureta frontal de pedras.

Confira mais informações, acessando os cursos da área Meio Ambiente.

Por Silvana Teixeira.

Fotos: Reproduções/Google.

 

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Raquel

25 de out. de 2021

No início da época das chuvas as minas diminuem as águas?

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de dez. de 2021

Olá, Raquel! Como vai?  

Agradecemos sua visita em nosso site! 

Uma nascente é a água da chuva ou do derretimento de geleiras, que se acumula em uma camada menos permeável. Portanto, nessas épocas elas tendem a aumentar seu volume. 

Atenciosamente, 

Lorena Tolomelli. 

RAFAEL RAMOS DA SILVA

10 de set. de 2021

Amo a DEUS a natureza e as pessoas que trabalham cuidado da natureza bom trabalho e e DEUS abençoe

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de set. de 2021

Olá, RAFAEL! Como vai?

Amém!

Fiquei feliz em saber que você gostou da nossa matéria. Não deixe de nos visitar, aqui você encontrará, em nossa sessão de artigos e dicas, muitos outros assuntos interessantes que poderão ajudar você sempre! :)

Forte abraço!

Marcela Teixeira

Pedro Waskow

5 de mai. de 2021

Olá! Gostaria de parabenizar pela qualidade do conteúdo!!! Gostaria de saber se existem mais informações disponíveis a respeito do tratamento de efluentes urbanos, como esgoto de casas por exemplo em uma área de nascentes onde seu curso é utilizado para levar o esgoto das casas no entorno. Agradeço desde já!

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2021

Olá, Pedro

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

Ficamos felizes em saber que você gostou de nosso artigo.

Como você deseja dicas na área, enviaremos para o seu e-mail a partir de agora nosso boletim informativo. Nele você receberá importantes artigos na área.

Em breve, uma das nossas consultoras entrará em contato com informações e esclarecimentos sobre os cursos que serão fundamentais para o seu aprendizado.

Atenciosamente,
Erika

Yasmin

4 de abr. de 2021

Gostaria de saber o ano de publicação desse artigo. É para o meu trabalho de TCC. Agradeço desde já.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de abr. de 2021

Olá, Yasmin

Como vai?

Agradecemos sua visita ao nosso site!

O artigo em questão foi publicado em 26/02/2013

Atenciosamente,

Erika

Selmir Ramos Persin

10 de ago. de 2020

É permitido construir açude próximo a mina d’água que é a única fonte de água de uma propriedade rural?

Resposta do Portal Cursos CPT

10 de ago. de 2020

Olá, Selmir

Neste caso, recomendamos que procure os orgãos ambientais responsáveis na sua região. Assim, evita-se problemas futuros.

Atenciosamente,

Lidiane Lisboa

jose elsivan moraes

4 de jan. de 2019

Muito bom.

Resposta do Portal Cursos CPT

7 de jan. de 2019

Olá Jose,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Osvaldo Duarte Pinheiro

4 de ago. de 2018

Desculpem - me, o comentário da Cristina que a água da represada só fica limpa cristalina em períodos sem chuva; mas durante o período chuvoso; tolda a água e suja a caixa e canos; importante lembrar que a mata ciliar é como os cílios de nossos olhos impede penetração de poeira em nossos olhos; assim a mata ciliar filtra as águas da chuva; impede que as águas tornem lamacentas e ou barrentas. Lembrando que a mata ciliar deve ser constituída de acordo com a Lei dos crimes ambientais.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de ago. de 2018

Olá Osvaldo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site.

Atencisoamente,

Mariana Caliman Falqueto

Osvaldo Duarte Pinheiro

4 de ago. de 2018

Olá, sou Biólogo, com pós em Auditoria, Perícia e gestão ambiental; mas, gostaria de estudar nestes seus cursos visto que estou aposentado; inativo à muito tempo. Podes me informar, sobre algum treinamento e ou algum curso, ambiental e ou recuperação de nascentes. muito obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT

6 de ago. de 2018

Olá Osvaldo,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Para mais informações sobre os Cursos na Área de Meio Ambiente, nossas consultoras entraram em contato.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Erik batistas Inácio

28 de jul. de 2018

Parabéns, gostei do trabalho ficou ótimo. Gostaria de uma informações sobre nascente ao tem um loteamento aqui que já faz alguns anos que estão mexendo e é em uma cabeceira, e com a movimentação do solo surgiu algumas nascente e estão construindo por cima. E certo isso? Quem e onde deve se ver isso.

Resposta do Portal Cursos CPT

30 de jul. de 2018

Olá Erik,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos muito felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Você deve procurar a secretária de meio ambiente da sua cidade.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Cristina

28 de jun. de 2018

Olá, parabéns pelo conteúdo. Tenho uma dúvida, fiz o represamento, cobertura e proteção de uma nascente no sítio, a água sai ótima para consumo, porém quando chove forte a água sai com terra, ficando escura e difícil consumo, sujando a caixa de água e canos. É normal acontecer isso ou estou com problemas no represamento? Obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de jun. de 2018

Olá Cristina,

Agradecemos a visita e comentário em nosso site. Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo.

Na maioria das vezes é normal, você pode realizar um reflorestamento da área. Recomendamos que procure um técnico da área para ele avaliar o que pode ser feito para minimizar estes efeitos.

Atenciosamente,

Mariana Caliman Falqueto

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Quer mudar de vida e ter sucesso profissional? Vamos te ajudar!