WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Conheça nossos Cursos Profissionalizantes (combos) com 40% de DESCONTO

Formação de brigadas, eficiência no combate a incêndios florestais

Os incêndios florestais destacam-se por serem devastadores e provocarem diversos danos aos componentes do ecossistema

O fogo é, provavelmente, o maior responsável pela devastação em todo o território nacional.

A ação do homem no meio ambiente tem sido a principal causa  da destruição da vegetação. Dentre elas, o fogo é, provavelmente, o maior responsável pela devastação em todo o território nacional, e dependendo da intensidade das queimadas, a destruição pode ser total  e irreversível, ou prejudicar o crescimento e outras características silvipastoris.

Neste ano, as queimadas já atingem 11 estados e a situação é preocupante em todo o país. Do início de agosto até agora, já foram registrados 12.009 focos de queimadas, principalmente no Centro-Oeste.

Nesse sentido, é muito importante o trabalho das brigadas de incêndio. A brigada é basicamente um grupo organizado de pessoas que são especialmente capacitadas  para que possam atuar numa área, previamente estabelecida, na prevenção e combate a um principio de incêndio, e que também estejam aptas a prestar os primeiros socorros a possíveis vitimas. O treinamento é requisito indispensável para que sejam aprovados autos de vistoria do Corpo de Bombeiros e deve ter periodicidade anual.

Na proteção aos incêndios florestais, uma brigada trabalha principalmente em três frentes: prevenção, monitoramento e combate.

Na proteção aos incêndios florestais, uma brigada trabalha principalmente em três frentes: prevenção, monitoramento e combate. Normalmente, no período chuvoso, preocupa-se principalmente com a prevenção, fazendo campanhas de educação ambiental com a população,  cursos de reciclagem para formação de novos brigadistas, manutenção nos aceiros, entre outras atividades. Já no período da seca, crítico para ocorrência de incêndios florestais, as brigadas se preocupam com o monitoramento e, quando necessário, combatem o incêndio.

A proteção contra incêndio exige um planejamento criterioso, de maneira a antecipar a  sua ocorrência  Esse tem como objetivo primário a redução do número de ocorrências, estando sempre preparado e organizado para o primeiro ataque no menor tempo possível, antes que o fogo se alastre. Devem ser consideradas todas as etapas de prevenção e de ações de combate. É preciso estar direcionado exclusivamente para cada uma das etapas, como prevenção, detecção, supressão, manejo do combustível, queima controlada ou para o combate do fogo.  

Com o objetivo de diminuir a ação do fogo por meio de seu controle, da difusão de técnicas e de métodos de prevenção e combate a incêndios florestais, diminuindo-se as ocorrências e reduzindo seus efeitos maléficos, o CPT – Centro de Produções Técnicas, em convênio com o CMCN - Centro Mineiro para a Conservação da Natureza, elaborou o curso “Formação e Treinamento de Brigada de Incêndio” no qual você receberá informações do professor Guido Assunção Ribeiro, engenheiro florestal, professor da Universidade Federal de Viçosa, doutor em ciências florestais.

Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On Line de Viçosa, filiada e mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

O comportamento do fogo é um processo bastante complexo e muito variável, de acordo com as  condições locais no momento do incêndio, as quais podem ser alteradas rapidamente, mudando também as características  do incêndio e a forma de combate.   Todos os planos devem seguir etapas para o controle do fogo com segurança para os brigadistas, que devem ser treinados e capacitados, possuindo conhecimento acerca de toda a estrutura e funcionamento, assim como das características constituintes das queimadas.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!