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Educação Ambiental: princípios e objetivos

A educação ambiental vai muito além do cuidado com o meio ambiente e tem como princípio básico examinar as principais questões ambientais

Educação ambiental - imagem ilustrativa

Marcelo Libânio, professor do Curso CPT Educação Ambiental, destaca que já há algumas décadas, temos recebido, por meio de pesquisas científicas e relatórios de órgãos especializados, laudos alarmantes e preocupantes sobre a crise ambiental que vem pairando sobre o planeta.

Ainda ressalta que os recursos naturais do mundo todo têm entrado em risco de escassez ou inutilização por causa de contaminações, o que gera grandes dúvidas a respeito das condições da existência humana no futuro e mantém toda a população em alerta. Nesse contexto, a educação ambiental surge como uma grande ferramenta de combate aos crimes ambientais, pois garante o desenvolvimento das capacidades intelectuais necessárias para uma participação social efetiva.

Cidadãos corretamente informados, cientes da importância da natureza e da influência de suas ações nos sistemas naturais, têm mais discernimento para intervir de modo positivo nas gestões públicas, exigindo decisões a favor da qualidade do meio ambiente.

A Lei n° 9.795/1999 define a educação ambiental como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

Essa lei, bastante específica e assinada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, discorre sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental, apresentando um panorama geral sobre ela. Também contém dois tópicos necessários para a sua compreensão:

- Princípios básicos da Educação Ambiental

. Enfoque humanista, holístico, democrático e participativo;
. Concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade;
. Pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, sob a perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade;
. Vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais;
. Garantia de continuidade e permanência do processo educativo;
. Permanente avaliação crítica do processo educativo;
. Abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais;
. Reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural.

- Objetivos fundamentais

. Desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos, científicos, culturais e éticos;
. Garantia de democratização das informações ambientais;
. Estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;
. Incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável do exercício da cidadania;
. Estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;
. Fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;
. Fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para o futuro da humanidade.

Correntes do ambientalismo e a educação ambiental

É possível perceber que há uma grande variedade de conceitos, práticas e metodologias que envolvam a educação ambiental, cada uma com seus ideais e relacionada com a EA de uma forma diferente: conservacionismo, socioambientalismo, desenvolvimento sustentável e/ou economia ecológica, ecopedagogia e educação para sociedades sustentáveis.

 


Conheça a seguir os Cursos CPT da Área Meio Ambiente:

Educação Ambiental
Bacias Hidrográficas, chuvas, Infiltração e Evapotranspiração
Lençóis, Nascentes e Produção de Água

Fontes: Ministério do Meio Ambiente – mma.gov.br
Planalto – planalto.gov.br
Tumblr Educação Ambiental – eduambiental.tumblr.com
por Renato Rodrigues

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