
Uma forma de economizar, preservar o meio ambiente e, promover o saneamento ambiental na fazenda? Trate e reutilize os resíduos animais. “Os estercos bovinos destacam-se como fonte principal, seja pela maior disponibilidade, pelo elevado valor fertilizante ou pela alta necessidade de se promover a reciclagem dos nutrientes no sistema solo-planta-animal”, explica Marcelo Henrique Otênio, Professor do Curso CPT Tratamento de Água e Esgoto na Propriedade Rural. Os sólidos provenientes da peneira que opera no sistema re tratamento de resíduos são direcionados para compostagem.
Vantagens da reutilização de dejetos na fazenda
A reciclagem total do efluente tratado (biofertilizante), no solo, promove o saneamento ambiental e restitui parte dos nutrientes consumidos pelas culturas, podendo contribuir significativamente para o desenvolvimento de uma agricultura sustentável. O fertilizante orgânico mais tradicional e conhecido é o chamado composto orgânico, produzido por meio da mistura de dejetos animais e restos vegetais, através do método indore ou compostagem em pilhas.
Para alguns agricultores, a compostagem tradicional pode se tornar bastante onerosa em função da mão de obra absorvida por essa atividade. Assim, sugere-se a compostagem laminar, considerada um processo dirigido de decomposição de resíduos orgânicos realizado na superfície do solo, que exige menos mão de obra para sua realização.
Aprenda mais sobre o assunto. Leia a(s) matéria(s) abaixo:
Biofertilizante: 3 formas de aplicá-lo corretamente nas lavouras
Quer saber mais sobre o Curso? Dê Play no vídeo abaixo:
Conheça os Cursos CPT da área Meio Ambiente.
Por Silvana Teixeira.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.