WhatsApp SAC (31) 98799-0134 WhatsApp Vendas (31) 99294-0024 Ligamos para Você Central de Vendas (31) 3899-7000
Como podemos te ajudar?
0

Seu carrinho está vazio

Clique aqui para ver mais cursos.

Dicas para recuperar uma nascente

Para reflorestar uma nascente, é preciso planejamento para saber a quantidade certa de espécies nativas a serem plantadas no local

Dicas para recuperar uma nascente

Nascentes, olhos d’água ou minas d’água são manifestações superficiais de lençóis subterrâneos, que dão origem a cursos d’água. De forma mais simples, nascente é um ponto de onde a água jorra até a superfície do solo. É como se fosse uma torneira continuamente aberta”, afirma Paulo Sant'Anna e Castro, professor do Curso a Distância CPT Recuperação e Conservação de Nascentes em Livro+DVD e Online.

Protegida por lei, a nascente deve ser monitorada para impedir impactos negativos do homem onde ela se encontra. Em hipótese alguma, é permitido retirar plantas do local, muito menos desmatar para fazer pastagens. Infelizmente, há aqueles que não compreendem o real valor de uma mina d’água e lança lixos na área ou retira, de forma irresponsável e inconsequente, espécies vegetais nativas próximas ao olho d’água.

Regeneração natural com espécies nativas


Se na propriedade existe uma nascente, é preciso observar a ocorrência de regeneração natural na área. Além de verificar se há espécies de plantas nativas - como jaborandi, embaúba, aroeira, ou plantas próprias da região. Se houver, este é um fator determinante e favorável para recuperar a nascente. Basta colocar uma cerca em torno dela, respeitando a distância de 50 metros (no mínimo). Depois, a própria natureza continuará a manutenção da fonte.

Plantio de espécies nativas específicas


Por outro lado, se a região da nascente tiver sido invadida por pastagem, isso indica que há poucas espécies de plantas nativas, pois elas foram retiradas. Nesse caso, não basta apenas cercar o local, também é indispensável realizar o plantio de algumas espécies de árvores específicas. É de suma importância um bom planejamento, para saber a quantidade e a distribuição ideais para recuperar o olho d’água.

Plantio de 30 a 100 espécies nativas


A recomendação é plantar cerca de 30 a 100 árvores próximas à nascente, preferencialmente espécies nativas (alternando plantas pioneiras com plantas clímax). Acima desse número, a nascente pode secar por determinado período. Por isso, é preciso avaliar o potencial de regeneração da área antes de proceder ao plantio. Ao plantar 50 espécies nativas, por exemplo, pássaros e outros animais silvestres são atraídos trazendo com eles novas sementes para um reflorestamento natural.

Dicas para plantar as mudas no local


O início da estação das chuvas é o período ideal para plantar mudas próximas à nascente. As covas devem apresentar as seguintes proporções: 30x30x30 cm. Em caso de solos compactados, a recomendação é de 50x50x50 cm. No plantio das mudas, devem ser utilizados 5 litros de esterco de gado curtido (por cova) com coroamento de meio metro em torno da muda. Outra recomendação é irrigar as mudas com 5 litros de água (por cova) após o plantio. A irrigação deve ser repetida ao término de 7 dias.

Conheça os Cursos a Distância CPT, constituídos de Livro+DVD, e Cursos Online, da Área Meio Ambiente.

Fonte: agron.com.br

Andréa Oliveira.

Deixe seu comentário

Avise-me, por e-mail, a respeito de novos comentários sobre esta matéria.

O CPT garante a você 100% de segurança e
confidencialidade em seus dados pessoais e e-mail.
Seu comentário foi enviado com sucesso!

Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.

Obrigado pela sua participação.

Comentários

Cecília Maria de Fátima Cardoso

27 de set. de 2021

Estou adquirindo uma propriedade que é cercada de reservas florestais (cerrado mineiro), e numa das divisas corre um corrego (atualmente seco), tem uma pequena represa (muito degradada), mas que podem ser recuperadas, sem duvida! Preciso de ajuda, para esta recuperação, sobretudo orientação de como proceder. Tenho pesquisado bastante, na Internet, e vejo que é viável. Mas, tenho muitas dúvidas e preciso de orientações técnicas. Vejo que posso obter isso com vcs. Por favor, me orientem! Desde já, dou grata.

Resposta do Portal Cursos CPT

27 de set. de 2021

Olá, Cecília! Como vai?

Recomendo que procure um Engenheiro Florestal na sua região, para que este profissional consiga te orientar de forma mais eficiente.

 Forte abraço!

Marcela Teixeira

Dulcelina f dias

20 de set. de 2021

Quero aprender pra ajudar recuperação de nascentes

Resposta do Portal Cursos CPT

20 de set. de 2021

Olá, Dulcelina! Como vai?             

Como é bom saber que há pessoas que se interessam em aprimorar seus conhecimentos!

Fico feliz com sua visita. Em breve, uma de nossas consultoras entrará em contato com informações sobre o curso na área desejada.

Forte abraço!       

Marcela Teixeira.

Marileide Veloso Amaral

25 de mai. de 2018

Curvas de nível próxima as nascentes, ajudam a recuperá-las?

Resposta do Portal Cursos CPT

28 de mai. de 2018

Olá Marileide,

Sim, mas outras medidas também devem ser implementadas, para mais informações recomendamos que consulte um técnico em meio ambiente em sua cidade.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

CLOTILDES MENDES FONSECA

24 de mai. de 2018

Estou querendo comprar um sitio porem a nascente que tinha la secou, gostaria de saber a possibilidade de recuperação dela . obrigada

Resposta do Portal Cursos CPT

25 de mai. de 2018

Olá Clotildes,

Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Sim, é possível recuperar. Para lhe auxiliar o CPT possuí o Curso a Distância Recuperação e Conservação de Nascentes e para mais informações nossas consultoras entrarão em contato.

Atenciosamente,

Ana Carolina dos Santos

Últimos Artigos

Artigos Mais Lidos

Fique por dentro das novidades!