
O produto da compostagem é um excelente adubo orgânico muito utilizado na agricultura e recuperação de solos.
O lixo produzido nas cidades é um dos grandes problemas a serem resolvidos pelos administradores públicos, tanto no aspecto de educação do gerador do resíduo, quanto na implantação de um sistema eficiente de coleta, transporte e tratamento final.
Os seres vivos, em função do processo vital e de todas as suas atividades metabólicas, produzem e eliminam algum tipo de resíduo. Um importante conceito, então, refere-se à responsabilidade de sua geração. Embora a natureza tenha parcela considerável de responsabilidade (produção de folhas, galhos, terra, gases, entre outros), somente o homem é considerado gerador. Não existe órgão, máquina ou aparelho tão perfeito que utilize toda a matéria e energia consumida, por isso ocorrem as sobras e os rejeitos.
Outro conceito ambiental importante refere-se à procedência do material em função da atividade, passa-se então, a atrelar a nós a responsabilidade direta pela sua produção, tais como: atividades domésticas comerciais, industriais, culturais, de serviços e de saúde. Em se tratando da geração de resíduos em comunidades, verifica-se a necessidade de implantação de um serviço organizado de limpeza das ruas, coleta e transporte dos detritos, sistema de disposição final e disciplina no que se refere a uma área comum. Portanto, quanto maiores forem as cidades, mais significativo é o problema. Em casos extremos, como a falta de um sistema organizado de limpeza urbana, o lixo traz sérios problemas para a saúde da população.
Entretanto, é nos grandes centros urbanos que a remoção e o destino final dos resíduos sólidos exigem a participação efetiva das autoridades municipais, dos munícipes e da indústria, para se conseguir recolhimento, remoção, transporte, tratamento e disposição em condições de promover um alto padrão de qualidade de vida da população. Nesse sentido, há a necessidade de serem ensinadas nas escolas e comunicadas às pessoas em geral, as atitudes a serem tomadas por todos e a sua importância, inclusive, para a minimização.
O lixo tem na sua composição química e física os componentes inertes e os orgânicos. Dentre eles, destaca-se, em primeiro lugar, a matéria orgânica como principal componente, o papel e papelão e o plástico. Na massa de resíduos ainda existem aqueles que necessariamente não precisariam ser descartados, porque poderiam ser reciclados nas indústrias como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Dentro desse conceito, temos os materiais recicláveis; a matéria orgânica, que pode ser transformada; e os resíduos inertes.
Uma das soluções no tratamento do lixo é o processamento biológico que se dá por meio da compostagem, vista como uma solução ideal para se destinar os resíduos orgânicos em comunidades de pequeno porte. Vale lembrar que, ao segregarmos a matéria orgânica, estaremos reduzindo os problemas ambientais, pois esta, ao entrar em decomposição por processo anaeróbio, vai gerar o biogás, além do chorume, altamente poluidores. Entretanto, esses dois componentes da decomposição biológica da matéria orgânica deixam de existir quando ela é transformada em composto orgânico pelo processo aeróbio.
"Compostagem" é, portanto, o processo de transformação de resíduos orgânicos em adubo humificado, chamado "composto". Esse é preparado pela decomposição de restos animais e vegetais que, em condições favoráveis de fermentação, conduz essas matérias-primas a um estado de parcial ou total humificação. O composto é, portanto, o resultado de um processo controlado de decomposição bioquímica de materiais orgânicos, transformando-os em um produto mais estável, mais bem utilizado como fertilizante orgânico. Vários são os processos para se obter o composto orgânico. Desde a compostagem ao ar livre, em leiras, até sofisticadas usinas projetadas especialmente para o tratamento biológico de lixo.
Com o objetivo de apresentar a compostagem de lixo como uma alternativa para se tratar a fração orgânica dos resíduos sólidos, produzindo composto muito utilizado como fertilizante orgânico e funcionamento de uma usina simplificada de compostagem de resíduo orgânico proveniente do lixo, com o método mais praticado no Brasil, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento”, no qual você receberá informações da engenheira sanitarista Maria Esther de Castro e Silva, da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte – MG.
Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.
No Brasil, das cerca de 240 mil toneladas de lixo produzidas diariamente pela nossa população urbana, segundo o IBGE , pouco mais de 73% são coletados, e, desse total, mais de 85% ficam expostos a céu aberto em lixões; 2% é incinerado e reciclado; e, 2% são lançados em manguezais; sendo que os aterros sanitários controlados recebem apenas 11%. A matéria orgânica é o maior componente presente nos resíduos sólidos urbanos, em uma proporção média de 50 a 60%, podendo ser transformada em composto orgânico e voltar para o ciclo ecológico como composto humificado usado na recuperação de solos para agricultura.
Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.
Cursos Relacionados
Deixe seu comentário
Informamos que a resposta será publicada o mais breve possível, assim que passar pela moderação.
Obrigado pela sua participação.
Comentários

Roberto de Souza Ferreira
24 de mai de 2017Trabalho com dependentes químicos e gostaria mais informação sobre o curso de compostagem, valores para implantar a usina pequena unidade? Como comprar os equipamentos?

Resposta do Portal Cursos CPT
25 de mai de 2017Olá Roberto,
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site. Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso a Distância Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento.
Atenciosamente,
Ana Carolina dos Santos

Luiz Gheno
2 de jan de 2014Gostaria de receber por email informações de como adquirir material ou realizar um curso , para montar uma pequena indústria de compostagem, visando a produção de adubo orgânico para vender. Obrigado.

Resposta do Portal Cursos CPT
3 de jan de 2014Olá, Luiz!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Nossas consultoras entrarão em contato com mais informações sobre o Curso Compostagem de Lixo em Pequenas Unidades de Tratamento.
Atenciosamente,
Vilmara Silva.

OSVALDO LUIZ DA SILVA
7 de jun de 2013Agradeço a atenção assim como a resposta que já valeu como parte dos conhecimentos que eu preciso.Acrescentou bem mais aos meus pequenos conhecimentos sobre o assunto. Acho que estou agora precisando de um triturador ,o qual vou tentar conseguir. Assim vou triturar tudo pra facilitar a decomposição orgânica,mais rápido. Agradeço muito sobre as informações a mim enviadas. Obrigado, Osvaldo.

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de jun de 2013Olá, Osvaldo!
Ficamos felizes em ter te ajudado.
Abraços

OSVALDO LUIZ DA SILVA
7 de jun de 2013Moro em um condomínio de média pra baixa renda, com mais de duzentas unidades e em um espaço disponível estou iniciando uma horta orgânica de uns 300 m2, sendo que posso ampliá-la . Na ultima semana desmontei uma máquina de lavar e usei as partes e transformei em 3 lixeiras pra colher lixo orgânico e os vizinhos gostaram da ideia e estão colaborando. Gostaria de estender o projeto para todo o condomínio. Gostaria de saber mais sobre compostagem, mas não tenho recursos pra comprar o curso, por isso gostaria de saber mais um pouco sobre compostagem. Agradeceria se me fornecesse mais informações sobre o assunto, ou como conseguir gratuitamente.

Resposta do Portal Cursos CPT
7 de jun de 2013Olá, Osvaldo!
Agradecemos sua visita e comentário em nosso site.
Vários são os processos para se obter o composto orgânico. Desde a compostagem ao ar livre, em leiras, até sofisticadas usinas projetadas especialmente para o tratamento biológico do lixo.
O sistema em leiras é o mais elementar e mais antigo que se conhece para a transformação do lixo em composto orgânico.
Em ambos os processos, o ideal é que os resíduos recebam tratamento mecânico prévio, por meio de triagem ou separação de resíduos prejudiciais ou indesejáveis ao processo de compostagem, seguido da trituração, para reduzir a granulação e facilitar a homogeneização do produto, favorecendo o manuseio e a fermentação.
Os resíduos triturados são dispostos em leiras de seção triangular ou trapezoidais, com cerca de 2,5 metros a 4 metros de base e 1,50 metros a, no máximo 2 metros de altura. Estas leiras devem sofrer reviradas periódicas, para que o ar circule, permitindo a difusão do oxigênio e possibilitando uma fermentação uniforme e mais completa.
As fases de processamento nas usinas de compostagem de lixo são basicamente: triagem, trituração, homogeneização, fermentação e humificação ou maturação.
Já o processo de compostagem é dividido em três fases:
- Decomposição: fase onde ocorre a decomposição da matéria orgânica facilmente degradável, como por exemplo, carboidratos. A temperatura pode chegar a 65 - 70ºC e, durante um período de carca de 15 dias, é possível eliminar as bactérias patogênicas, como por exemplo, as salmonelas, ervas - inclusive as daninhas, ovos de parasistas, larvas de insetos, entre outros.
É comum colocar sobre o material uma camada de cerca de 10-30 cm de composto maduro para manter seu equilíbrio interno (sem perda de calor e umidade).
Nesta fase, proteínas, aminoácidos, lipídios e carboidratos são rapidamente decompostos pelos microrganismos, em água, gás carbônico e nutrientes (compostos de nitrogênio, fósforo), liberando calor.
Temperaturas acima de 75ºC indicam condições inadequadas e podem causar a produção de odores, devendo ser evitadas. Nesta temperatura, ocorrem reações químicas no processo e não mais ação biológica por microrganismos termófilos.
- Semimaturação: esta fase de semimaturação, os participantes frequentes desta são as bactérias, actinomicetos e fungos. A temperatura fica na faixa entre 45 e 30ºC, e o tempo pode variar de 2 a 4 meses.
- Maturação/humificação: é nela em que a celulose e lignina são transformadas em substâncias húmicas, que caracterizam o composto, pelos pequenos animais do solo, como por exemplo, as minhocas. A temperatura cai na faixa de 25-30ºC.
O húmus (composto) é um tipo de matéria orgânica mais resistentes à decomposição pelos microrganismos . No solo, as substâncias húmicas vão sendo lentamente decompostas pelos microrganismos e liberando nutrientes que são utilizados pelas raízes das plantas.
Atenciosamente,
Ana carolina dos Santos